Extensão e Cultura

Professores da UFPR são vencedores do Prêmio Jabuti

Simone Meirelles     18 de outubro de 2013 - 10h51

O Prof. Caetano Galindo, responsável pela mais recente tradução do romance "Ulisses", de James Joyce - Foto: Marina Pilato

Quatro professores da Universidade Federal do Paraná estão entre os vencedores do Prêmio Jabuti 2013, a mais importante premiação literária do Brasil. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira, dia 17. O professor Caetano Galindo, do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas, do curso de Letras, foi contemplado com o primeiro lugar na categoria Tradução, com a obra “Ulysses”, da Editora Companhia das Letras. Galindo já havia recebido, por “Ulysses”, o prêmio na categoria Tradução da Academia Brasileira de Letras, em julho deste ano, e o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes, no final de 2012.

Também do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas e do curso de Pós-Graduação em Letras, o professor Paulo Venturelli, ficou em segundo lugar na categoria Infantil com o livro “Visita à Baleia”, da Editora Positivo. A obra, feita em conjunto com o ilustrador Nelson Cruz, foi eleita pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como o melhor na categoria Criança, em junho deste ano.

Troféu que representa o prêmio Jabuti - Foto: Reprodução

Outros professores são autores de capítulos em obras premiadas. O livro “Polinizadores no Brasil: Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais” recebeu o terceiro lugar na categoria Ciências Naturais e teve um de seus capítulos escritos pela professora Isabela Galarda Varassin, do Departamento de Botânica.

Já a professora e pesquisadora Marta Moraes da Costa, da Pós-Graduação em Letras, é autora de um dos capítulos da obra “História do Teatro Brasileiro, volume 1”, coordenado por João Roberto Gomes Faria e editado pela Perspectiva/SESC-SP, segundo colocado na categoria Arte e Fotografia.

A Editora da Universidade Federal do Paraná foi contemplada com o segundo lugar na categoria Psicologia e Psicanálise, com a obra de Eduardo Ribeiro da Fonseca, “Psiquismo e Vida: Sobre a Noção de Trieb nas Obras de Freud, Schopenhauer e Nietzsche”. O primeiro lugar em cada categoria receberá R$3.500. Em 13 de novembro, serão conhecidos os vencedores do livro do ano de ficção e de não ficção, cada qual reunindo algumas das 27 categorias. Esses receberão R$35 mil cada um.

Confira aqui a lista completa dos vencedores do Prêmio Jabuti