Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Professores da UFPR são vencedores do Prêmio Jabuti

Simone Meirelles     18 de outubro de 2013 - 10h51

O Prof. Caetano Galindo, responsável pela mais recente tradução do romance "Ulisses", de James Joyce - Foto: Marina Pilato

Quatro professores da Universidade Federal do Paraná estão entre os vencedores do Prêmio Jabuti 2013, a mais importante premiação literária do Brasil. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira, dia 17. O professor Caetano Galindo, do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas, do curso de Letras, foi contemplado com o primeiro lugar na categoria Tradução, com a obra “Ulysses”, da Editora Companhia das Letras. Galindo já havia recebido, por “Ulysses”, o prêmio na categoria Tradução da Academia Brasileira de Letras, em julho deste ano, e o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes, no final de 2012.

Também do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas e do curso de Pós-Graduação em Letras, o professor Paulo Venturelli, ficou em segundo lugar na categoria Infantil com o livro “Visita à Baleia”, da Editora Positivo. A obra, feita em conjunto com o ilustrador Nelson Cruz, foi eleita pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como o melhor na categoria Criança, em junho deste ano.

Troféu que representa o prêmio Jabuti - Foto: Reprodução

Outros professores são autores de capítulos em obras premiadas. O livro “Polinizadores no Brasil: Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais” recebeu o terceiro lugar na categoria Ciências Naturais e teve um de seus capítulos escritos pela professora Isabela Galarda Varassin, do Departamento de Botânica.

Já a professora e pesquisadora Marta Moraes da Costa, da Pós-Graduação em Letras, é autora de um dos capítulos da obra “História do Teatro Brasileiro, volume 1”, coordenado por João Roberto Gomes Faria e editado pela Perspectiva/SESC-SP, segundo colocado na categoria Arte e Fotografia.

A Editora da Universidade Federal do Paraná foi contemplada com o segundo lugar na categoria Psicologia e Psicanálise, com a obra de Eduardo Ribeiro da Fonseca, “Psiquismo e Vida: Sobre a Noção de Trieb nas Obras de Freud, Schopenhauer e Nietzsche”. O primeiro lugar em cada categoria receberá R$3.500. Em 13 de novembro, serão conhecidos os vencedores do livro do ano de ficção e de não ficção, cada qual reunindo algumas das 27 categorias. Esses receberão R$35 mil cada um.

Confira aqui a lista completa dos vencedores do Prêmio Jabuti


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR