UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professores da UFPR publicam livro sobre a diversidade de insetos brasileiros

Insetos do Brasil - Diversidade e Taxonomia - Foto: Reprodução

Entomólogos brasileiros produziram e publicaram, em março deste ano, o livro “Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia”, que dá fundamentação à formação e à prática entomológica do país. Os professores da Universidade Federal do Paraná, Claudio José Barros de Carvalho e Gabriel Augusto Rodrigues de Melo trabalharam em conjunto com professores da Universidade de Brasília, da Universidade de São Paulo e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Com 43 capítulos de 71 autores, abarcando todas as 30 ordens de insetos que ocorrem no Brasil, 1.769 figuras e capítulos de conteúdo taxonômico e de apoio teórico e técnico, este livro dá solução a um problema antigo de traduções para o português de livros de entomologia, inadequados para o conhecimento da nossa fauna. Os capítulos estão atualizados em relação ao conhecimento da fauna de cada ordem de insetos, têm chaves de identificação e quase 100% de ilustrações originais.

“Não havia nenhum livro recente que tratasse da fauna brasileira feito aqui no Brasil. Eles eram todos traduzidos e a fauna de outros locais é diferente da nossa. As chaves não funcionavam e as ilustrações não eram adequadas”, conta o professor Carvalho. Este livro deverá resultar em uma elevação da qualidade da Entomologia no Brasil nos próximos anos, sendo texto obrigatório de consulta e formação em laboratórios de pesquisa e aplicação, cursos de graduação e pós-graduação

Além do envolvimento dos dois professores da UFPR, diversos professores e um estudante do Departamento de Zoologia da UFPR participaram do livro, na autoria e coautoria de capítulos. O lançamento do livro em noite de autógrafos foi realizado durante o Congresso Brasileiro de Zoologia de 2012, na cidade de Salvador, Bahia. “O trabalho para produzir o livro durou nove anos. O projeto era muito esperado, e em todo o Congresso Brasileiro de Zoologia as pessoas nos procuravam para saber se o livro já tinha saído ou não. Temos recebido retornos positivos”, relata Carvalho.

O livro pode ser adquirido na Sociedade Brasileira de Entomologia, instalada no Centro Politécnico da UFPR, fone (41) 3266-0502, falar com a Adriana, das 13 às 17 horas. O site é http://zoo.bio.ufpr.br/sbe. Também está disponível no site da Holos Editora, no endereço https://holoseditora.websiteseguro.com/ .

Por: Juliana Blume, sob orientação de Ana Paula Moraes

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...