Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professores da UFPR integram grupo de trabalho para elaborar o Sistema Nacional de Esporte

O vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, Fernando Marinho Mezzadri, foi nomeado para integrar o grupo de trabalho que vai discutir as propostas e elaborar o Projeto de Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Nacional do Esporte. O documento irá nortear as políticas esportivas do país. A docente do departamento de Educação Física da UFPR Simone Rechia, que também é presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, também integra a equipe.

A portaria que cria o grupo de trabalho foi publicada hoje (17) no Diário Oficial da União (DOU). A equipe é formada por 24 pessoas, entre ex-atletas e representantes de organismos esportivos.

A discussão do Sistema Nacional vai definir as funções dos governos federal, estadual, municipal, das entidades privadas, federações, confederações e clubes para as políticas do setor. “O Grupo de Trabalho será um espaço de diálogo e formulação de propostas, para que até setembro a gente apresente o texto ao Congresso Nacional”, explicou o ministro do Esporte George Hilton.

De acordo com a portaria, o Ministério do Esporte poderá firmar parcerias com entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, para realizar os objetivos estabelecidos no plano.

Segundo o Ministério do Esporte, a proposta é criar uma mudança cultural, em que os investimentos no setor sejam encarados como uma política de Estado, direito de todos os brasileiros. Assim, com o Sistema Nacional os investimentos na área não ficarão vulneráveis a mudanças de governos, para que as diretrizes e bases sejam cumpridas por todos.

Os objetivos do grupo de trabalho são garantir o acesso da prática esportiva a todos os brasileiros, com investimentos claros e contínuos, e a educação física nos primeiros anos de ensino, passando pelos clubes formadores de atletas e chegando ao alto rendimento.

Com informações da Ascom – Ministério do Esporte

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...