Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Professores da UFPR assumem a diretoria da Abralin

Simone Meirelles     9 de novembro de 2021 - 9h23

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR estará representado na direção da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), biênio 2022-2024, com a eleição para presidente da instituição da professora Adelaide Hercília Pescatori Silva, da área de concentração estudos linguísticos. Do mesmo programa, a professora Maria Cristina Figueiredo Silva foi eleita como segunda-secretária e, ainda, o professor André Nogueira Xavier, do curso de Letras/Libras da UFPR, como primeiro tesoureiro. A posse da nova diretoria está marcada para 15 de dezembro.

Um dos objetivos da diretoria eleita é concentrar na democratização do conhecimento. “Temos a missão de continuar o percurso que a Associação vem seguindo. Ao congregar professores de três grandes universidades federais da Região Sul do Brasil, buscamos não apenas a pluralidade de abordagens teórico metodológicas na diretoria mas, sobretudo, o fortalecimento político da Associação num momento particularmente delicado para a Ciência e a Tecnologia em nosso país”, afirma a presidente eleita, professora Adelaide Hercília Pescatori Silva, do PPG-Letras da UFPR.

Para tanto, a estratégia é manter a prática de popularização da linguística, adotada em outras gestões, por meio da “Ciência Aberta” e criar um banco de dados aberto que reúna línguas minoritárias presentes em território nacional como iniciativa para documentar e preservar essas línguas. Outra meta é instituir novos canais de comunicação com os sócios e aperfeiçoar os já existentes de modo a manter a visibilidade nacional e internacional que a associação tem conquistado. Com mais de 50 anos de história, a ABRALIN reúne linguistas do Brasil e do exterior e possui, aproximadamente, 4 mil associados de diversas vertentes teóricas da Linguística.

Na composição da nova diretoria haverá representantes de três grandes instituições federais do sul do país: UFPR, UFSC e UFRGS no intuito de unir forças face às dificuldades atuais para a Ciência e a Tecnologia do Brasil. Além da pluralidade institucional, também estão contempladas as diferentes áreas e perspectivas epistemológicas que caracterizam a Linguística nacional.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR