Ciência e Tecnologia

Professores da UFPR assumem a diretoria da Abralin

Simone Meirelles     9 de novembro de 2021 - 9h23

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR estará representado na direção da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), biênio 2022-2024, com a eleição para presidente da instituição da professora Adelaide Hercília Pescatori Silva, da área de concentração estudos linguísticos. Do mesmo programa, a professora Maria Cristina Figueiredo Silva foi eleita como segunda-secretária e, ainda, o professor André Nogueira Xavier, do curso de Letras/Libras da UFPR, como primeiro tesoureiro. A posse da nova diretoria está marcada para 15 de dezembro.

Um dos objetivos da diretoria eleita é concentrar na democratização do conhecimento. “Temos a missão de continuar o percurso que a Associação vem seguindo. Ao congregar professores de três grandes universidades federais da Região Sul do Brasil, buscamos não apenas a pluralidade de abordagens teórico metodológicas na diretoria mas, sobretudo, o fortalecimento político da Associação num momento particularmente delicado para a Ciência e a Tecnologia em nosso país”, afirma a presidente eleita, professora Adelaide Hercília Pescatori Silva, do PPG-Letras da UFPR.

Para tanto, a estratégia é manter a prática de popularização da linguística, adotada em outras gestões, por meio da “Ciência Aberta” e criar um banco de dados aberto que reúna línguas minoritárias presentes em território nacional como iniciativa para documentar e preservar essas línguas. Outra meta é instituir novos canais de comunicação com os sócios e aperfeiçoar os já existentes de modo a manter a visibilidade nacional e internacional que a associação tem conquistado. Com mais de 50 anos de história, a ABRALIN reúne linguistas do Brasil e do exterior e possui, aproximadamente, 4 mil associados de diversas vertentes teóricas da Linguística.

Na composição da nova diretoria haverá representantes de três grandes instituições federais do sul do país: UFPR, UFSC e UFRGS no intuito de unir forças face às dificuldades atuais para a Ciência e a Tecnologia do Brasil. Além da pluralidade institucional, também estão contempladas as diferentes áreas e perspectivas epistemológicas que caracterizam a Linguística nacional.