Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professoras da UFPR recebem Prêmio de Inovação Curricular

As professoras Gisele Pereira e Letícia Nerone Gadens,  vinculadas ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo e ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano, da Universidade Federal do Paraná, receberam nesta terça-feira (14),  o Prêmio de Inovação Curricular (Curriculum Innovation Award), promovido pela Association of Collegiate Schools of Planning (ACSP), consórcio de mais de 100 departamentos universitários e programas que oferecem cursos de planejamento urbano e; Lincoln Institute of Land Policy – Instituto Lincoln de Políticas do Solo, fundação sem fins lucrativos, que desenvolve pesquisas relacionadas a gestão do solo urbano como solução para desafios econômicos, sociais e ambientais.

A convocatória envolvia a apresentação de propostas de excelência no ensino e no design de experiências de aprendizado, que sejam acessíveis, envolventes, eficazes e promovam aplicações criativas de políticas, ferramentas e práticas; integrando conhecimentos de múltiplas disciplinas e conectando teoria e pesquisa à prática.

As professoras  foram premiadas pela apresentação de projeto, que envolve a oferta de cursos de extensão, denominado Políticas de uso do solo: instrumentos tributários e não tributários.  Duas edições do curso foram realizadas no ano de 2018, com o objetivo de capacitar tomadores de decisão sobre políticas públicas, desenvolvendo a compreensão da articulação entre o manejo do uso do solo urbano e o financiamento da urbanização. A primeira edição teve como público vereadores e técnicos do poder Legislativo, e foi realizado em parceria com a Câmara Municipal de Curitiba. A segunda edição, viabilizada em associação com a Comissão de Direito à Cidade da OAB-PR, contemplou integrantes do sistema de Justiça e profissionais relacionados à atividades de planejamento urbano.

Os cursos foram promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano (PPU) e Laboratório de Habitação e Urbanismo (LAHURB), da Universidade Federal do Paraná, com apoio do Lincoln Institute of Land Policy – Instituto Lincoln de Políticas do Solo.

 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...