Professora do curso de Administração é premiada durante 2º Simpósio Mundial de Ciência e Pesquisa em Sustentabilidade

A professora do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bárbara Galleli Dias, foi contemplada com o Best Paper Award durante o Second World Symposium on Sustainability Science and Research realizado de 1º a 3 de abril na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.

A dificuldade de mensurar resultados referentes à sustentabilidade das organizações foi tema do trabalho apresentado pela professora da UFPR. “É um conceito ambíguo, não há consenso, e as implicações disso são vistas no momento de se mensurar os resultados nas empresas. Muitas ferramentas e indicadores que, por vezes, são construídas com base em conceitos frágeis ou de maneira inconsistente”, explica.

A premiação ocorreu no dia 3 de abril em Curitiba. Da esquerda para a direita: professor da USP, Flávio Hourneaux Junior; professora da UFPR, Bárbara Galleli; professor da PUCPR, Ubiratã Tortato; e o professor da Hamburg University of Applied Sciences, Walter Leal Filho.

O estudo foi desenvolvido em parceria com o professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FAE) da Universidade de São Paulo (USP), Flávio Hourneaux Junior, que também recebeu o prêmio. Os docentes desenvolvem pesquisas juntos desde o período em que Bárbara cursou o doutorado em Administração na FEA.

“Fizemos um mapeamento do que se discute no mundo, nos principais journals da área. É um trabalho em construção, a proposta ainda está sendo desenvolvida”, detalha a administradora. Cinco pesquisadores foram premiados com o Best Paper Award. Critérios como originalidade e contribuições científicas e práticas para o conhecimento sobre sustentabilidade foram utilizados para a seleção. Todos os trabalhos submetidos ao simpósio concorreram à premiação.

Bárbara é graduada em Administração e mestre na área pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Leciona no curso de Administração da Universidade e coordena a linha de pesquisa “Inovação e Tecnologia” do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da UFPR. A professora desenvolve pesquisas nas áreas de sustentabilidade organizacional, desempenho sustentável, gestão por competências e desenvolvimento de pessoas para a sustentabilidade.

Simpósio mundial

O Second World Symposium on Sustainability Science and Research apresentou estudos de casos concretos que ilustram como a ciência e a pesquisa em sustentabilidade podem ajudar a alcançar os 17 objetivos listados no documento da Organização das Nações Unidas (ONU) “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento reuniu representantes de organizações governamentais, de empresas e de ONGs, autoridades, pesquisadores, professores e interessados na temática. A primeira edição ocorreu em Manchester, no Reino Unido, em abril de 2017. Mais informações aqui.