Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Professora do curso de Administração é premiada durante 2º Simpósio Mundial de Ciência e Pesquisa em Sustentabilidade

Bruna Bertoldi Gonçalves     23 de abril de 2019 - 16h29

A professora do Departamento de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bárbara Galleli Dias, foi contemplada com o Best Paper Award durante o Second World Symposium on Sustainability Science and Research realizado de 1º a 3 de abril na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.

A dificuldade de mensurar resultados referentes à sustentabilidade das organizações foi tema do trabalho apresentado pela professora da UFPR. “É um conceito ambíguo, não há consenso, e as implicações disso são vistas no momento de se mensurar os resultados nas empresas. Muitas ferramentas e indicadores que, por vezes, são construídas com base em conceitos frágeis ou de maneira inconsistente”, explica.

A premiação ocorreu no dia 3 de abril em Curitiba. Da esquerda para a direita: professor da USP, Flávio Hourneaux Junior; professora da UFPR, Bárbara Galleli; professor da PUCPR, Ubiratã Tortato; e o professor da Hamburg University of Applied Sciences, Walter Leal Filho.

O estudo foi desenvolvido em parceria com o professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FAE) da Universidade de São Paulo (USP), Flávio Hourneaux Junior, que também recebeu o prêmio. Os docentes desenvolvem pesquisas juntos desde o período em que Bárbara cursou o doutorado em Administração na FEA.

“Fizemos um mapeamento do que se discute no mundo, nos principais journals da área. É um trabalho em construção, a proposta ainda está sendo desenvolvida”, detalha a administradora. Cinco pesquisadores foram premiados com o Best Paper Award. Critérios como originalidade e contribuições científicas e práticas para o conhecimento sobre sustentabilidade foram utilizados para a seleção. Todos os trabalhos submetidos ao simpósio concorreram à premiação.

Bárbara é graduada em Administração e mestre na área pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Leciona no curso de Administração da Universidade e coordena a linha de pesquisa “Inovação e Tecnologia” do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) da UFPR. A professora desenvolve pesquisas nas áreas de sustentabilidade organizacional, desempenho sustentável, gestão por competências e desenvolvimento de pessoas para a sustentabilidade.

Simpósio mundial

O Second World Symposium on Sustainability Science and Research apresentou estudos de casos concretos que ilustram como a ciência e a pesquisa em sustentabilidade podem ajudar a alcançar os 17 objetivos listados no documento da Organização das Nações Unidas (ONU) “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento reuniu representantes de organizações governamentais, de empresas e de ONGs, autoridades, pesquisadores, professores e interessados na temática. A primeira edição ocorreu em Manchester, no Reino Unido, em abril de 2017. Mais informações aqui.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR