Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora de Direito da UFPR é única finalista brasileira na seleção para secretaria executiva da CIDH

A única brasileira cotada para assumir a secretaria executiva da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) é a professora Melina Girardi Fachin, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O órgão de direitos humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), sediado nos Estados Unidos, divulgou nesta quarta-feira (16) uma lista de dez nomes que são os finalistas ao cargo, para o qual se inscreveram 92 candidatos. Os países com mais finalistas são México (três) e Colômbia (dois).

De acordo com a CIDH, até a seleção para o cargo os finalistas passarão por mais dois filtros. O primeiro deles é um processo de consulta pública, do qual participam os estados-membros da OEA e a sociedade civil. Contarão nessa fase as impressões sobre o que os candidatos apresentam quanto a experiência e propostas para o cargo. A OEA recebe manifestações de apoio a candidatos por meio de um formulário on-line.

Em 3 de fevereiro, a CIDH divulga os cinco finalistas. Eles serão submetidos a uma entrevista pelos membros do pleno da comissão, que escolherá o selecionado.

Direitos humanos

O cargo tem mandato com duração de quatro anos a partir de março de 2021 e é estratégico para ativistas dos direitos humanos em continente americano. Criada em 1948, a OEA reúne 35 países-membros da região. A CIDH, por sua vez, compõe o maior sistema internacional de proteção aos direitos humanos quando o critério é o número de representados (cidadãos que buscam proteção contra violações dos seus países), entre os quatro sistemas existentes.

Melina Fachin é advogada e leciona desde 2012 no Departamento de Direito Público da UFPR, do qual hoje é chefe. Dedica-se à área de Direitos Humanos desde a graduação, na UFPR, em 2005. O seu objeto de estudo principal são questões de gênero, em especial a violência contra a mulher. Sobre isso, coordena desde 2013 o Promotores Legais Populares, projeto internacional para formação de mulheres em defesa de direitos, pautado no combate à discriminação. Na UFPR, o projeto é um programa de extensão ligado à Faculdade de Direito.

Na UFPR, ela também lidera desde 2017 o grupo de pesquisa “Constitucionalismo multinível, democracia e direitos humanos”, que busca investigar as relações entre o regime político democrático e a proteção dos direitos humanos na contemporaneidade.

Foto de destaque: Amapar/Reprodução


Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...