+ UFPR

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Professora de Design da UFPR recebe prêmio pela atuação nas áreas da educação e da cultura

Superintendência de Comunicação Social     28 de junho de 2021 - 17h14

A docente da UFPR recebeu o prêmio da Câmara Municipal de Curitiba pelas mãos do vereador Marcos Vieira. Foto: Arquivo pessoal

A professora do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gheysa Caroline Prado, foi homenageada pela Câmara Municipal de Curitiba pela atuação nas áreas da educação e da cultura. A docente recebeu o Prêmio Professor João Crisóstomo Arns no dia 23 de junho.

A pesquisadora e extensionista da UFPR estuda a mobilidade urbana ativa na capital paranaense e desenvolve projetos junto às comunidades interna e externa da Universidade. A entrega da honraria foi realizada no gabinete do vereador Marcos Vieira (PDT). A sessão solene, prevista para o final do segundo semestre de 2020, não foi realizada devido à pandemia de Covid-19.

Prêmio Professor João Crisóstomo Arns

Heriberto Arns, o Frei João Crisóstomo, nasceu em março de 1915 na cidade de Forquilhinha, em Santa Catarina. Em 1932, recebeu o hábito de franciscano e, em 1933, fez voto de simplicidade. Três anos depois, obteve a ordenação presbiterial. A dedicação à vida religiosa e à educação são considerados seus maiores legados.

Frei Crisóstomo estudou Teologia, Letras e Filosofia em instituições do Brasil e do exterior. Foi diretor de colégio e escola técnica e membro de sociedades científicas. Era o mais velho de treze irmãos, entre eles, a fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Zilda Arns. O docente e escritor faleceu aos 87 anos, em 2002.