Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora da UFPR recebe o 27º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, da SETI

A professora lidera o grupo de Pesquisa Aplicada em Ciência, Informação e Tecnologia da UFPR. Imagem: Reprodução YouTube

Maria do Carmo Duarte Freitas, professora do Departamento de Ciência e Gestão da Informação do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, é a vencedora na categoria pesquisador extensionista do 27º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia 2013. A solenidade de entrega da premiação aconteceu na última quarta-feira (17), no auditório da Cietep/Fiep.

A doutora em engenheira civil, que lidera o grupo de Pesquisa Aplicada em Ciência, Informação e Tecnologia da UFPR, realiza atividades de pesquisa e extensão nas áreas de inovação tecnológica para desenvolvimento de produtos e serviços de informação; engenharia do conhecimento e da informação; Lean Thinking – Lean Office; educação corporativa e mapeamento de competências (e-Rubrica); Tecnologias, Produtos e serviços inovadores e criativos; e gestão da tecnologia na educação. Também atua na área de engenharia com inovação e formação de professores (planejamento, ambientes virtuais e tecnologia da informação).

Prêmio

A premiação é concedida pela Secretaria de Estado do Paraná e tem como objetivo valorizar produções científicas paranaenses, que integrem as categorias de pesquisador extensionista, estudante de graduação, inventores independentes, e jornalistas científicos. A iniciativa também tem como meta ofertar suporte institucional para o desenvolvimento de projetos científicos.

A cada ano o Prêmio contempla, em forma de rodízio, duas grandes áreas de conhecimento. Na edição de 2013, Ciências Humanas e Sociais; e Ciências Agrárias; foram as selecionadas. Além de certificado, os vencedores receberão prêmio em espécie.

Por Celsina Favorito

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...