Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora da UFPR participa de projeto para popularizar a obra de Monteiro Lobato na China

A Embaixada do Brasil na China convidou Milena Ribeiro Martins, uma das maiores especialistas em Monteiro Lobato, para participar de um projeto que busca popularizar a obra do autor em mandarim. A professora da Pós-Graduação em Letras, área de concentração Estudos Literários, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou o posfácio na publicação Serões de Dona Benta, traduzida por Wang Yilan e lançada em novembro de 2020 pela editora chinesa New World Press que já publicou História das Invenções e pretende difundir 13 obras infanto-juvenis de Lobato no país.

O posfácio traz elementos principais sobre as obras do autor, a cultura e a literatura do Brasil, conforme a proposta da editora de apresentar aos chineses a importância da obra do escritor para a literatura brasileira com elementos culturais pertinentes para compreendê-la. “Em resumo, a ficção de Lobato para crianças contém fantasia, realismo e ciência; estabelece conexão entre cultura popular, cultura letrada e cultura de massa, por meio do cinema; e não evita tratar dos problemas agudos do seu tempo. Um dos méritos da ficção de Lobato é a valorização da inteligência infantil, de sua criatividade e curiosidade”, afirma Milena.

Obra de Monteiro Lobato publicada na China, em mandarim. Foto: Divulgação

Por sua ampla pesquisa na obra lobatiana, a professora proferiu a palestra “Negrinha, de Monteiro Lobato”, em janeiro deste ano, na University College of London (UCL), em Londres, no curso “Short Fiction and the Making of Modern Brazil” promovido pela School of European Languages, Culture and Society (SELCS).

Milena estuda a obra de Lobato desde 1995, ainda na graduação em Letras, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), quando defendeu a monografia “A perspectiva paulista na Revista do Brasil e Monteiro Lobato e a Revista do Brasil”. Na sequência, a dissertação “Quem conta um conto… aumenta, diminui, modifica: O processo de escrita do conto lobatiano”, em 1998, e a tese “Lobato edita Lobato: história das edições dos contos lobatianos”, em 2003, todos defendidos na Unicamp.

Por ter sido uma das autoras da obra Monteiro Lobato livro a livro, a professora recebeu, em 2009, o mais tradicional prêmio em literatura do Brasil, o Jabuti – da Câmara Brasileira do Livro -, em duas categorias: “Teoria/Crítica Literária” e “Livro do ano de não-ficção”.

Por Comunicação do PPG-Letras UFPR

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...