Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora da UFPR lança livro infantil na Bienal do Livro Rio

A professora da UFPR Lucimar Rosa Dias lançará o seu segundo livro de literatura infantil sobre a temática africana e afro-brasileira, “Azizi, o presente precioso”, na próxima quarta-feira, 4, na XIX Bienal Internacional do Livro Rio. A docente do Departamento de Planejamento e Administração (Deplae) leciona na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Linha Diversidade, Diferença e Desigualdades Sociais em Educação. 

Lucimar participará de uma roda de contação de histórias e apresentará sua obra entre 11h30 e 12h no Pavilhão Laranja do Riocentro. A narrativa é inspirada em casos reais de adoção inter-racial. Às 15h, participará de um Café Literário como convidada para discussão do tema “O século XXI para pais e filhos”, junto com Tania Zagury e Fernanda Rodrigues, com mediação de Karen Acioly. O evento começou no dia 30 de agosto e segue até o dia 8 de setembro na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Graduada em Pedagogia, Lucimar é mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

A docente coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR, é vice-coordenadora do GT 21 – Educação e Relações Étnico-Racial da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), líder do ErêYá – Grupo de Estudos, Pesquisas e Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais (Erer) e chefe da Unidade de Promoção da Igualdade Racial da Superintendência de Igualdade e Inclusão (Sipad) da Universidade. 

As pesquisas da escritora tem como foco a Erer e a formação de docentes com ênfase na educação infantil, nas metodologias de trabalho com crianças sobre diversidade étnico-racial e nos estudos sobre a mulher negra e a educação. Ela também é autora e coordenadora da “Coleção Outras Histórias – Culturas Afro-brasileiras e indígenas” e do livro infantil “Cada um com seu jeito! Cada jeito é de um!”.

Mais informações sobre a Bienal do Livro Rio aqui.

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...