+ UFPR

Professor Narcizo Marques da Silva recebe homenagem

Simone Meirelles     26 de novembro de 2019 - 11h54

Prof. Marson, Prof. Narcizo e Bernardo Fadel (foto divulgação)

O professor aposentado da Universidade Federal do Paraná Narcizo Marques da Silva foi homenageado na última sexta-feira, dia 22/11, na abertura da primeira assembleia após a posse da diretoria da Associação Paranaense de Criadores de Porcos Moura. A solenidade aconteceu no Anfiteatro da Direção do Setor de Ciências Agrárias. A Associação é presidida pelo produtor Bernardo Fadel e foi fundada com 31 criadores de todo o estado.

Título recebido pelo prof. Narcizo

O professor Narizo foi quem iniciou e consolidou o resgate da Raça Moura na UFPR em 1985. Ele foi agraciado com o título de primeiro Sócio Honorário da Associação Paranaense de Criadores de Porcos Moura – ACPM-PR.

Produtores e professores reunidos

O resgate da raça Moura é o foco de um projeto que já dura décadas no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná. O trabalho, desenvolvido na Fazenda Experimental do Cangüiri, foi iniciado em 1985 pelo professor aposentado Narcizo Marques da Silva (responsável pelo registro oficial da raça em 1990). Interrompido em 2002, foi reiniciado em 2014 pelo professor Marson Bruck Warpechowski, resultando no projeto de extensão “Porcos Moura – Caracterização de Sistemas Tradicionais e Fomento à criação de suínos de raças nacionais”, com participação e vice-coordenação da professora Juliana Sperotto Brum, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR.