+ UFPR

Professor da UFPR ensina como laboratórios podem substituir livro ponto por registro de acesso digital

Jéssica Tokarski     3 de junho de 2020 - 9h44

O professor André Bellin Mariano, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criou um sistema de registro digital para usuários dos laboratórios de pesquisa da universidade. A ferramenta substitui o tradicional livro ponto – que deve ser assinado por alunos, estagiários e voluntários que frequentam esses ambientes – e tem o objetivo de evitar a contaminação pelo novo coronavírus, responsável pela covid-19.

Com o retorno de algumas atividades de pesquisa nos laboratórios da UFPR, Mariano observou a necessidade de ter um controle, de forma segura, das pessoas que circulam por esses ambientes. Neste momento, o livro ponto físico pode ser considerado um risco de contaminação, por conta do compartilhamento de objetos entre diferentes pessoas. Assim, a solução foi substituí-lo pelo registro digital, desenvolvido a partir de ferramentas gratuitas.

O acesso ao sistema funciona por meio de um QR Code ou de um link, que direciona o usuário para a página de registro.  Alguns laboratórios do Centro Politécnico já aderiram à ferramenta: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (Npdeas), Laboratório de Engenharia Bioquímica e Biotecnologia (Lengebio) e Laboratório de Genética de Microrganismos (Labgen).

Mariano produziu um vídeo tutorial em que explica como programar e instalar o sistema em laboratórios e unidades da universidade ou até em demais setores da sociedade, externos à instituição. Acesse aqui.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus