Ciência e Tecnologia

Professor e alunos da UFPR elaboram Plano Estratégico de Marketing Turístico do Paraná

Superintendência de Comunicação Social     17 de janeiro de 2019 - 16h18

Estudantes dos cursos de graduação e mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com orientação do professor José Manoel Gândara, elaboraram o Plano Estratégico de Marketing Turístico do Paraná 2018/2026. A coordenação do projeto foi do Observatório de Turismo do Paraná (Obstur) da UFPR e contou com a colaboração da Itaipu e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

De acordo com o professor do Departamento de Turismo e coordenador geral do Observatório de Turismo do Paraná da UFPR, José Manoel Gândara, o objetivo do trabalho é conhecer de forma contínua e detalhada hábitos, comportamentos, preferências e tendências dos consumidores. “Entre os diferenciais do plano 2018/2026 está desenvolver de forma permanente ações inovadoras de promoção e comercialização turística, com foco nos mercados e segmentos prioritários”, diz.

No processo de pesquisa para elaboração do Plano, UFPR apareceu entre o grupo de pessoas que buscam experiências de cultura. Foto: Samira Chami Neves/Sucom-UFPR

No processo de pesquisa para elaboração do Plano, UFPR apareceu como atrativo no grupo de pessoas que buscam experiências de cultura no Paraná. Foto: Samira Chami Neves/Sucom-UFPR

Ainda segundo Gândara, as expectativas são de que o Plano seja aplicado nos municípios e regiões no Paraná. “Gerando assim planos operacionais de marketing turístico, conformando produtos e trabalhando a comercialização dos mesmos, sempre de forma estratégica como estabelecido nos objetivos”, acrescenta.

Essa é a segunda vez que o Observatório de Turismo da UFPR elabora o Plano de Marketing Turístico do Paraná. A última edição foi desenvolvida em 2011 em uma parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Paraná.

O processo de pesquisa

Para chegar aos resultados e propostas apresentadas, foram analisados os 399 municípios do Paraná e identificados 31 como destinos turísticos estratégicos desde uma perspectiva de marketing, considerando hospedagem, bares e restaurantes e atrativos.

Estudo para elaboração do Plano se deu a partir de comentários no site de viagens Trip Advisor. Imagem: Divulgação

O estudo se deu a partir de comentários no site de viagens Trip Advisor, com cidades que apresentam mais de 2 mil avaliações e atrativos com no mínimo 100 comentários na categoria “O que fazer”. Para validar as informações levantadas, foi feito cruzamento de dados com atrativos comercializados pelas principais agências turísticas do Estado.

Além disso, foram elaboradas 10 personas divididas em quatro grupos, buscando representar os possíveis turistas do Paraná em 2026. Os quatro grupos criados foram: evasão, que envolve quem busca experiências de cultura e natureza; aprendizagem/educação, para quem busca experiências de negócios, meio urbano e esportes; entretenimento, que engloba pessoas que procuram experiências de lazer, saúde e amizade; e estética/contemplação, que integra quem busca experiências de meio rural e fé.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR