Ciência e Tecnologia

Professor do Departamento de Química torna-se editor associado de importante revista na área de argilominerais

Superintendência de Comunicação Social     5 de janeiro de 2018 - 17h40

O professor Fernando Wypych, do Departamento de Química da UFPR, foi convidado no início deste ano para ser editor associado da revista Applied Clay Science, um importante periódico na área de Física, Química, Geologia e Tecnologia de argilas e argilominerais. O periódico reúne o que há de mais recente em artigos científicos, pesquisas, críticas e notas técnicas de todo o mundo sobre a área, tratando de temas como propriedades estruturais, mineralógicas, geológicas e geoquímicas da argila, novos materiais baseados em argila, aplicações ambientais (tais quais eliminação de resíduos radioativos, engenharia da água e despoluição de metais pesados) e aplicações em cerâmica, construções, minérios de ferro e indústria siderúrgica.

“Considerando que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de argilas, é um reconhecimento muito grande para a comunidade científica brasileira”, afirma Wypych, que já publicou mais de 200 artigos e  fazia parte do corpo editorial da revista deste 2014.

O professor ressalta ainda o sucesso do Programa de Pós-Graduação em Química, que em 2017 obteve conceito máximo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Uma das principais linhas de pesquisa do programa é a de Materiais, na qual as argilas possuem uma posição de destaque.

“São poucos os pesquisadores brasileiros que atuam como editores e esse número é menor ainda na maior editora do mundo, a Elsevier, que publica a Applied Clay Science e cuja matriz fica na Holanda”, explica o professor.