Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor de Direito da UFPR realiza exposição inédita no Museu Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura na próxima quinta-feira (11), às 19 horas, a exposição “O que é original?”, do artista e professor de Direito da UFPR Marcelo Conrado. A exposição reunirá reflexões de suas duas vertentes profissionais: Arte e Direito.

De acordo com o artista, a exposição é um questionamento “sobre os conceitos de autoria, anonimato, apropriação e originalidade na arte”. Para isso, Conrado utiliza 20 fotografias licenciadas de bancos de imagens, sobrepostas a frases anônimas, retiradas de pichações, redes sociais ou conversas casuais. Em outro espaço, o artista apresenta 13 pinturas que receberam influência de outros artistas, o que mantém vivo o questionamento central da mostra. Aqui, o autor se faz presente por meio da sua mão, diferente das fotografias, onde a autoria se evidencia pela apropriação.

A mostra conta também com um painel de LED com frases em movimento, que remetem a locais públicos de grande circulação. Ao final, uma obra interativa convidará o público a deixar contribuições para futuros trabalhos do artista.

A curadora da exposição, Maria José Justino, afirma que Conrado se equilibra em duas vertentes. “Na pintura, exercita sua expressão, emoção e subjetividade. A inclinação pela fotografia e pela citação explora outras possibilidades que os novos meios emprestam à arte”, relata. Maria José Justino foi pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, professora de História da Arte e Diretora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Artista formado no Centro Juvenil de Artes Plásticas de Prudentópolis, Marcelo Conrado tem duas fases distintas: a fase inicial cromática, com intensidade de cores, e a fase em preto e branco, em que consegue impor um novo percurso. “É um artista já reconhecido, mas que precisa ter suas obras revisitadas constantemente”, afirma o secretário Estado da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José.

Sobre o autor

Marcelo Conrado é Doutor em Direito das Relações Sociais pela UFPR e professor dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Conrado coordena a Clínica de Direito e Arte da UFPR e é membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Já participou de diversas exposições e possui obras nos acervos do Museu de Arte de Brasília, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Museu da República e Museu Oscar Niemeyer.

Exposição “O que é original?”
Período: de 11 de abril a 18 de agosto
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita às quartas-feiras
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999
Mais informações: www.museuoscarniemeyer.com.br

 

Por João Cubas, com supervisão de Aline França.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...