Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da Universidade de Ottawa que fará palestra sobre o Canadá nesta terça (4) visita Reitoria

O professor João Velloso, da Universidade de Ottawa, visitou nesta terça-feira (4) o reitor Ricardo Marcelo Fonseca para uma conversa sobre as possibilidades de aproximação entre a UFPR e a universidade canadense, especialmente no campo da pesquisa. Velloso fará uma palestra nesta terça a partir das 19 horas no Salão Nobre do Prédio Histórico da UFPR, sobre a legislação sobre drogas do Canadá e o sistema canadense de imigração. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail carbac@uol.com.br.

Um dos temas da conversa foi o fato de a UFPR e a Universidade de Ottawa terem firmado, em abril deste ano, um acordo de aproximação que prevê discussões e troca de informações sobre objetivos universitários mútuos no ensino, pesquisa e em áreas de interesse comum. Segundo Velloso, que é brasileiro e leciona na Faculdade de Direito da universidade canadense desde 2014, esse “acordo guarda-chuva” facilita a proximidade entre as instituições.

Da esq. para a dir.: os professores Carlos Roberto Bacila, da UFPR; João Velloso, da Universidade de Ottawa; o reitor Ricardo Marcelo; e André Duarte, da AUI-UFPR. Foto: Rodrigo Remedios/Sucom-UFPR

“Nossa universidade é bastante internacionalizada e estamos acostumados a receber alunos estrangeiros”, disse Velloso. O reitor Ricardo Marcelo comentou que a UFPR tem interesse na internacionalização da pesquisa e tem buscado “aproveitar as portas abertas”, mesmo no momento atual, marcado pela contenção de recursos públicos para a pesquisa.

O professor André Duarte, da Agência UFPR Internacional (AUI), lembrou que a Universidade de Ottawa está entre as instituições estrangeiras das quais a UFPR deverá se aproximar devido ao Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no qual a UFPR foi uma das contempladas com recursos.

Outras universidades canadenses também realizarão atividades de pesquisa com a UFPR devido ao programa, entre as quais a University of British Columbia e a Dalhousie University.

Palestra

A legislação sobre drogas do Canadá – recentemente modificada, com a liberação do uso recreativo da maconha – será um dos temas da palestra que o professor João Velloso fará na UFPR nesta terça, em Curitiba. Velloso abordará também o sistema canadense de imigração.

Promovida pelo grupo de extensão Estudos de Criminologia na América Latina, coordenado pelo professor Carlos Roberto Bacila, a palestra terá entrada gratuita e será aberta a qualquer interessado. Bacila explica que os temas serão abordados em comparação com a legislação do Brasil e de outros países da América Latina.

SERVIÇO
Palestra com Prof. Dr. João Velloso (Universidade de Ottawa – Canadá)
Data: 4/12, a partir das 19 horas
Local: Salão Nobre do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, em Curitiba
Inscrições: gratuitas, pelo e-mail carbac@uol.com.br.

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...