Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Professor da UFPR receberá Prêmio Lifetime Achievement em Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Superintendência de Comunicação Social     4 de setembro de 2019 - 11h28

O professor do curso de Administração da Universidade Federal do Paraná, Fernando Antônio Prado Gimenez, venceu a edição 2019 do Prêmio Lifetime Achievement em Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (ITE). A homenagem será entregue durante o XLIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), em São Paulo-SP, entre os dias 2 e 5 de outubro.

De acordo com a organização do Lifetime Achievement, o prêmio é uma homenagem a pesquisadores da área “com relevante contribuição acadêmica ao longo da vida”.

Entre os critérios para a escolha do pesquisador premiado estão a quantidade e qualidade da produção bibliográfica; longevidade da atuação como pesquisador na área; formação de recursos humanos e contribuição para o desenvolvimento da área de pesquisa em empreendedorismo no Brasil.

Fernando Antônio Prado Gimenez

Foto: arquivo pessoal

O docente da UFPR começou a pesquisar empreendedorismo e pequenas empresas durante o seu mestrado em Administração, iniciado em 1982 e cursado na USP. Em 1995, o pesquisador conclui o doutorado na Manchester Business School – University of Manchester.

Ao longo de sua carreira, Fernando Gimenez publicou 96 artigos em periódicos, sendo que apenas no biênio 2017-2018 publicou oito artigos no estrato A do Qualis. O professor tem Índice H 18 no Google Scholar, escreveu 10 livros e 30 capítulos de livros.

Atualmente é professor titular e chefe do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná e membro do Conselho de Especialistas do Centro Sebrae de Educação Empreendedora. Gimenez também atuou como coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da Agência de Inovação da UFPR e diretor de Administração e Finanças da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Prêmio Lifetime Achievement em Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

A Divisão ITE da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) atribui anualmente o Prêmio Lifetime Achievement, concedido individualmente.

O prêmio tem o propósito de homenagear o pesquisador de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo. O Prêmio foi concedido pela primeira vez em 2018, para o professor Ruy Quadros, da Unicamp.