Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Professor da UFPR recebe título de Jovem Liderança Médica da Academia Nacional de Medicina

Bruna Bertoldi Gonçalves     12 de abril de 2019 - 17h36

O psiquiatra e professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Forense da UFPR, Raffael Massuda, recebeu o título de Jovem Liderança Médica pela Academia Nacional de Medicina (ANM) em cerimônia realizada na Academia, no Rio de Janeiro, no dia 4 de abril.

A titulação ocorreu durante o “Simpósio sobre a Saúde Mental do Médico e do Estudante de Medicina” e foi conferida pelo presidente em exercício da ANM, Antonio Egídio Nardi. O Programa Jovens Lideranças Médicas (JLM) foi lançado em setembro de 2014, inspirado no Young Physician Leaders, da Rede Global de Academias de Medicina (IAMP) – iniciativa internacional que tem como proposta o desenvolvimento de qualidades de liderança entre profissionais de saúde.

“A titulação é por cinco anos e o objetivo é fomentar um ambiente favorável à criação e implantação de ideias transformadoras para a Medicina brasileira. É uma grande iniciativa, tanto por promover discussões na Academia como por unir e estimular jovens médicos de todo o país na busca de ações inovadoras para as pesquisas e ações na área da saúde”, afirma o médico da UFPR.

O médico da UFPR e professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Forense recebeu o título de Jovem Liderança Médica. Na foto, o presidente em exercício da ANM, Antonio Egídio Nardi, e a acadêmica Eliete Bouskela.

Em conjunto com os acadêmicos titulares, as jovens lideranças médicas têm o papel de participar de discussões e de atividades acadêmicas. Geração e implantação e de ações inovadoras na ANM também são atribuições dos participantes do Programa. A escolha dos titulares é feita por membros da Academia.

Massuda foi o único paranaense selecionado na turma – a terceira do Programa. Graduado em Medicina pela UFPR, é doutor em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Columbia University, nos Estados Unidos, com pós-doutorado em Psiquiatria pela UFRGS. Leciona no curso de Medicina e no Programa de Pós Graduação em Medicina Interna e Ciências da Saúde da Universidade. O professor tem 37 anos. 

Na cerimônia, também foram empossados Antonio Rodrigues Braga Neto, Bruno Monteiro Tavares Pereira, Camila Vieira Oliveira Carvalho Ventura, Edmo Atique Gabriel, Fabio Ynoe de Moraes, Fabio Neves Ferreira, José Andrade Moura Neto, Marcio Fernandes Chedid, Pedro Monteiro Pimentel Coelho, Rafael Christophe da Rocha Freire e Thiago George Cabral Silva.

Os membros da ANM se reúnem às quintas-feiras para discutir assuntos médicos em sessão aberta ao público. A Academia promove eventos nacionais e internacionais, cursos de extensão e de capacitação, além de promover premiações para médicos e pesquisadores.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR