UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR participa de série de programas de rádio sobre sinos

O professor Thiago de Freitas, do curso superior de Tecnologia em Luteria da UFPR, participou de uma série de programas sobre sinos produzida pela rádio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A série Sinos – Badalos Históricos tem quatro episódios: História dos Sinos; Os Sinos Famosos; O que dizem os toques e Formação de sineiros. O material está disponível na internet, neste link.

Freitas foi convidado para participar da série em razão de um artigo sobre sinos que publicou na Revista Brasileira de Ensino de Física. Intitulado “Sinos: Física e música fundidos em bronze”, o trabalho aborda a origem, a história e a utilização dos sinos, bem como os principais processos de fundição empregados na fabricação e a descrição física de como o sino produz som. O artigo tem como co-autores Ana Lúcia Ferreira e Thales Gonçalves Barros.

O primeiro episódio da série produzida pela rádio da UFOP explora a origem dos sinos, desde o início da metalurgia, passando pelos processos de fabricação com chapas metálicas, até chegar ao processo moderno, que usa um sistema de formas. No segundo episódio são contados detalhes sobre os sinos mais famosos do mundo, como o Big Ben, o Czar e o Maria Dolen, este último fundido a partir de material obtido de canhões da época da I Guerra Munhdial.

O terceiro episódio trata do uso dos sinos e das diversas formas de tocá-lo, seja para ofício religioso ou mesmo o toque histórico “tocsin” usado na França para decretar a mobilização e deflagração da primeira guerra mundial. No último episódio, a série aborda a formação dos sineiros e alguns aspectos e curiosidades que envolvem essa atividade.

O convite para participação surgiu devido ao artigo que o Prof. Thiago publicou anteriormente sobre os assunto e que se encontra disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172015000200004&script=sci_abstract&tlng=pt

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...