Ciência e Tecnologia

Professor da UFPR participa de obra científica em editora internacional

Simone Meirelles     24 de setembro de 2018 - 14h44

Wiliam Demétrio, Jair Dionísio e Arlei Maceda (foto Leo Bettinelli)

O professor Jair Alves Dionísio, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR, acaba de participar de um livro lançado pela plataforma internacional InTechOpen. A convite da própria editora, ele e mais dois profissionais escreveram um dos capítulos da obra “Earthworms – The Ecological Engineers of Soil” (Minhocas: os engenheiros ecológicos do solo), que tem como organizador o professor Sajal Ray, da University of  Calcutta- Índia.
A IntechOpen é a editora líder mundial de livros de acesso aberto, construída por cientistas para cientistas. Em plataforma de internet, a editora disponibiliza 3.550 livros de acesso aberto, tem 108 mil autores e editores acadêmicos, 560 mil visitantes por mês e 57 mil citações no Web of Science, principal índice científico mundial.
A equipe formada pelo professor Jair Dionísio, Wilian Carlo Demétrio (doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo) e Arlei Maceda (Coordenador do Laboratório de Nematologia da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), escreveu o capítulo sobre “Minhocas e Nematóides: interações funcionais e ecológicas”. O convite foi feito após a publicação do artigo do grupo “Como reduzir o número de galhas de Meloidogyne paranaensis em raízes de tomateiro usando minhocas?” em uma revista internacional.
“Inicialmente fiquei surpreso com o convite, e depois muito motivado a continuar as pesquisas feitas aqui na UFPR, que são inéditas no país e incipientes mundialmente”, diz o professor Jair Dionísio.
O livro já está disponível na plataforma e pode ser acessado por capítulos ou integralmente no link https://www.intechopen.com/books/earthworms-the-ecological-engineers-of-soil.  O preço da cópia impressa integral é de 140 euros.