Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Professor da UFPR participa de Conferência Internacional do Trabalho

Superintendência de Comunicação Social     12 de junho de 2019 - 11h47

O professor do Setor de Ciências Jurídicas Sandro Lunard Nicoladeli, especialista em normas internacionais do trabalho, participou da cerimônia de abertura da 108ª Conferência Interacional do Trabalho. Ele é membro da comitiva que representou o Brasil na sede das Nações Unidas em Genebra (Suíça), no dia 10 de junho.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem como compromissos históricos fundantes a ideia do trabalho decente: liberdade sindical, erradicação das formas de exploração do trabalho infantil e escravo e superação da discriminação no mercado do trabalho.

Para Nicoladeli, os desafios do futuro do trabalho somam-se a esses valores fundacionais. “Reitera-se o insuperável e necessário diálogo social, estímulo a uma atuação estatal fixadora de condições regulatórias do mercado de trabalho, sobretudo com a superação das formas de discriminação, assédio e violência no trabalho, além do reconhecimento e da assimilação das novas tecnologias integradas na perspectiva promocional do trabalho decente”.

O professor considera a participação uma experiência histórica. “É a convivência com o indispensável multilateralismo relacional de nações e com o eterno aprendizado de um multiculturalismo absurdamente pedagógico, mas, acima de tudo, integrador dos velhos e novos desafios impostos ao mundo do trabalho”, finalizou.