Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Professor da UFPR participa da elaboração do texto base sobre saúde bucal para Assembleia da ONU

Superintendência de Comunicação Social     10 de setembro de 2019 - 18h36

Rafael Gomes Ditterich (quinto, da esq. para a dir) participa de reunião na CFO, em Brasília (Foto: Divulgação)

O professor Rafael Gomes Ditterich, vice-coordenador do curso de Odontologia e docente do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentou dados e reflexões sobre a experiência brasileira da inclusão da Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde(SUS) na reunião do Conselho Federal de Odontologia (CFO), realizada na última quinta-feira, em Brasília. O objetivo do encontro foi construir um documento que reforce o modelo brasileiro de saúde bucal, considerado referência no mundo, para subsidiar o Ministério da Saúde para a Reunião de Alto Nível sobre Cobertura Universal de Saúde, que acontece no próximo dia 23 de setembro, durante a 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

O financiamento da saúde, a construção de sistemas de saúde sustentáveis, resilientes e centrados nas pessoas, o fortalecimento das forças de trabalho da saúde e o investimento e fortalecimento da atenção primária de saúde são algumas das temáticas que devem ser incorporadas às discussões. “O Brasil tem uma política de referência para o mundo. A inclusão da saúde bucal no SUS foi uma conquista e a ideia é tratá-la como um exemplo a ser seguido”, salienta o professor.

O documento foi encaminhado ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para negociação junto a outros países. Essa integração tem o objetivo de reduzir o volume de doenças bucais, além de diminuir as necessidades de pessoas com múltiplos problemas sociais e de saúde. “A inclusão da saúde bucal no SUS foi realmente uma conquista do movimento da Reforma Sanitária Brasileira, garantido como direito à saúde e indissociável da saúde geral. O SUS, como concebido com a lógica dos Sistemas Universais de Saúde, hoje é exemplo internacional de organização da atenção à saúde bucal para a população brasileira”, reforça.

Com informações e imagem do Conselho Federal de Odontologia


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR