Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR lança primeiro centro de escrita acadêmica do Brasil

Nesta sexta-feira, dia 7 de outubro, a UFPR inaugura o primeiro writing center do Brasil, um núcleo de escrita acadêmica que atenderá professores e alunos de todo o país, auxiliando com a elaboração e publicação de artigos e outros tipos de textos. A idealização e direção do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) é de Ron Martinez, professor e pesquisador do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem) da Universidade Federal do Paraná, que também foi um dos ministrantes do curso de inglês para professores ministrado pela Universidade de Oxford na UFPR.

No início de 2015, com a criação do grupo Internacionalização de Pesquisa Científica Brasileira (liderado por Martinez), foi possível entender melhor os desafios enfrentados por professores e alunos da Universidade ao redigir um texto acadêmico – especialmente artigos científicos em inglês. “Cada vez mais, até as revistas brasileiras estão optando por aceitar somente artigos em inglês”, observa o professor. “Isso frequentemente faz com que o aluno ou professor se sinta obrigado a pagar por serviços de revisão externos”.

É esse espaço que o Capa vem ocupar, assumindo a responsabilidade de ajudar a formar escritores acadêmicos, ao invés de apenas oferecer serviços de revisão. “É nosso dever, como centro de formação acadêmica, ajudar a criar autores independentes. As empresas que prestam serviços de revisão geralmente só querem criar dependência [destes serviços]”.

Para poder oferecer o serviço gratuitamente, o pesquisador, que é norte-americano, se baseou nos modelos de writing centers existentes nas faculdades dos Estados Unidos. “A ideia do writing center é muito simples: os alunos e os professores ajudam uns aos outros”. Ainda desconhecidos no Brasil, nos EUA estes centros capacitam estudantes de graduação e pós-graduação que já são bons escritores a ensinarem como seus colegas também podem desenvolver esta habilidade.

Segundo Martinez, o Capa é o primeiro writing center do Brasil e seu modelo se diferencia do norte-americano por atender também à comunidade externa. Estudantes ou professores de quaisquer instituições nacionais poderão usufruir de alguns serviços de revisão gratuitamente (revisão de apresentações, por exemplo) e da revisão de artigos por um valor abaixo do mercado. “Os fundos arrecadas com a comunidade externa são destinados à criação de mais bolsas para os nossos alunos revisores. É dinheiro que fica reinvestido na formação de mais escritores acadêmicos”.

Mais detalhes podem ser encontrados no site do Capa: www.capa.ufpr.br

Serviço:
Lançamento do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa)
Data: 7 de outubro
Horário: 10h30
Local: Espaço de Atendimento ao Aluno e Professor do Capa – Casa Amarela da UFPR
Endereço: Rua XV de Novembro, 1457 – último andar

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...