Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Professor da UFPR é homenageado na França com medalha Polytech Excellence

Helen Mendes     29 de julho de 2015 - 10h50

foto1

Imagem: Arquivo pessoal

O professor e pesquisador Carlos Ricardo Soccol, do Setor de Tecnologia da UFPR, representou o Brasil e a Universidade no evento Polytech Excellence Week 2015, que aconteceu em junho, na Biblioteca Nacional da França, em Paris. O evento foi promovido pelo Réseau Polytech, que reúne 13 grandes escolas de engenharias distribuídas pela França, e contou com a participação de 22 delegações nacionais e estrangeiras.

Na ocasião, Soccol foi homenageado com a medalha Polytech Excellence em razão dos mais de 15 anos de ativa colaboração científica e tecnológica que o Departamento de Engenharia de Bioprocessos da UFPR mantém com escolas de Engenharia da Rede e que resultaram na publicação de dezenas de artigos científicos em revistas de alto fator de impacto, inúmeros livros e capítulos de livros publicados em editoras internacionais, patentes, formação de dezenas de mestres, doutores, pós-doutores, intercâmbio de discentes e docentes, e parceria na execução de projetos financiados pela Comunidade Econômica Europeia.

Esta colaboração continua intensa de ambos os lados e novos projetos e parcerias estão sendo elaborados visando a dupla diplomação de graduandos, mestrandos e doutorandos, bem como o desenvolvimento de novos projetos tecnológicos em parceria.

O professor participou de mesa-redonda com o tema “Importância do Ensino das Engenharias para Desenvolvimento Socioeconômico Global no Século XXI”.

Sobre o tema da mesa-redonda, Soccol afirmou que o Brasil tem muita carência de engenheiros. “Precisamos motivar mais nossos jovens para que busquem as engenharias, que são vitais para o nosso desenvolvimento econômico e social”, disse.

Soccol já passou várias temporadas como professor visitante em universidades da França. Na ocasião da Polytech Excellence Week 2015, o professor estava atuando na Universidade de Clermont Ferrand.

Graças à parceria entre a UFPR e a rede francesa, os estudantes do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia têm a oportunidade de cursar um mestrado internacional, da Unesco, em que o aluno recebe o diploma da UFPR e da Universidade de Marselha. A primeira seleção de alunos acontece em agosto. “Temos o projeto de iniciar o doutorado em parceria com outra escola na sequência”, afirmou Soccol.

O curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR é pioneiro no Brasil. O seu Programa de Pós-Graduação é avaliado com conceito 6 da Capes, o que demonstra o seu nível de excelência e internacionalização, qualidade do corpo docente e de suas pesquisa.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR