Ciência e Tecnologia

Professor da UFPR é homenageado na França com medalha Polytech Excellence

Helen Mendes     29 de julho de 2015 - 10h50

Imagem: Arquivo pessoal

O professor e pesquisador Carlos Ricardo Soccol, do Setor de Tecnologia da UFPR, representou o Brasil e a Universidade no evento Polytech Excellence Week 2015, que aconteceu em junho, na Biblioteca Nacional da França, em Paris. O evento foi promovido pelo Réseau Polytech, que reúne 13 grandes escolas de engenharias distribuídas pela França, e contou com a participação de 22 delegações nacionais e estrangeiras.

Na ocasião, Soccol foi homenageado com a medalha Polytech Excellence em razão dos mais de 15 anos de ativa colaboração científica e tecnológica que o Departamento de Engenharia de Bioprocessos da UFPR mantém com escolas de Engenharia da Rede e que resultaram na publicação de dezenas de artigos científicos em revistas de alto fator de impacto, inúmeros livros e capítulos de livros publicados em editoras internacionais, patentes, formação de dezenas de mestres, doutores, pós-doutores, intercâmbio de discentes e docentes, e parceria na execução de projetos financiados pela Comunidade Econômica Europeia.

Esta colaboração continua intensa de ambos os lados e novos projetos e parcerias estão sendo elaborados visando a dupla diplomação de graduandos, mestrandos e doutorandos, bem como o desenvolvimento de novos projetos tecnológicos em parceria.

O professor participou de mesa-redonda com o tema “Importância do Ensino das Engenharias para Desenvolvimento Socioeconômico Global no Século XXI”.

Sobre o tema da mesa-redonda, Soccol afirmou que o Brasil tem muita carência de engenheiros. “Precisamos motivar mais nossos jovens para que busquem as engenharias, que são vitais para o nosso desenvolvimento econômico e social”, disse.

Soccol já passou várias temporadas como professor visitante em universidades da França. Na ocasião da Polytech Excellence Week 2015, o professor estava atuando na Universidade de Clermont Ferrand.

Graças à parceria entre a UFPR e a rede francesa, os estudantes do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia têm a oportunidade de cursar um mestrado internacional, da Unesco, em que o aluno recebe o diploma da UFPR e da Universidade de Marselha. A primeira seleção de alunos acontece em agosto. “Temos o projeto de iniciar o doutorado em parceria com outra escola na sequência”, afirmou Soccol.

O curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFPR é pioneiro no Brasil. O seu Programa de Pós-Graduação é avaliado com conceito 6 da Capes, o que demonstra o seu nível de excelência e internacionalização, qualidade do corpo docente e de suas pesquisa.