Ciência e Tecnologia

Professor da UFPR é coautor de livro sobre doenças emergentes publicado por editora americana

Superintendência de Comunicação Social     8 de julho de 2019 - 9h09

A Editora da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, lança neste mês de julho o livro “The Stockholm Paradigm – Climate Change and Emerging Disease”. A obra tem autoria de Daniel Brooks, da Universidade de Toronto; Eric Hoberg, do Departamento de Agricultura dos EUA, e de Walter Boeger, docente do Departamento de Zoologia da UFPR.

A publicação aborda o Paradigma de Estocolmo, um novo entendimento da relação entre patógenos – agentes que causam doenças – e seus hospedeiros. Para os autores, o planeta é um campo minado de patógenos prestes a infectar hospedeiros suscetíveis, mas não expostos, precisando apenas da oportunidade de contato.

Os autores afirmam que as mudanças climáticas potencializam essas novas oportunidades. As alterações de temperatura da Terra interrompem a estrutura do ecossistema local e permitem que agentes patogênicos e hospedeiros se movam, provocando as doenças emergentes, distúrbios que tiveram aumento de incidência nas últimas décadas.

De acordo com os pesquisadores, as doenças emergentes custam à humanidade mais de um trilhão de dólares por ano em tratamento e perda de produtividade. “Mas enquanto o tempo é curto, o perigo é grande e estamos em grande parte despreparados. Ao usar o protocolo DAMA (documentar, avaliar, monitorar, agir), podemos ‘antecipar para mitigar’ doenças emergentes, ganhando tempo e economizando dinheiro enquanto procuramos maneiras mais eficazes de lidar com esse desafio”, ressaltam os autores.

O livro está disponível para venda no site da Editora.

Por João Cubas, sob orientação de Aline França.