Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR assume diretoria técnico-científica da Associação Brasileira do Hidrogênio

Com o objetivo de reunir instituições de pesquisa, empresas e pessoas interessadas na evolução da indústria do hidrogênio e em assuntos relacionados à pesquisa científica, inovação, desenvolvimento tecnológico e profissional voltados para essa fonte de energia, foi criada a Associação Brasileira do Hidrogênio. O anúncio oficial sobre a nova entidade aconteceu no último dia 5, durante o encontro Energia do Hidrogênio e Mobilidade, no Rio de Janeiro.

O primeiro presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio será Paulo Emílio de Miranda, do Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ. “A Associação permitirá, entre outras coisas, a organização de bancos de dados com informações científicas, tecnológicas, econômicas, sociais e ambientais para servir de base de estudos e pesquisas à comunidade científica”. Outras três diretorias foram criadas, sendo a Diretoria Técnico-Científica de responsabilidade do professor Helton José Alves, que é docente da UFPR no Setor Palotina e diretor de Apoio aos Campi Avançados. Segundo Alves, o convite para assumir essa diretoria representa o reconhecimento pela atuação nos últimos anos à frente de trabalhos de P, D&I desenvolvidos pelo Laboratório de Catálise e Produção de Biocombustíveis – LabCatProBio da UFPR/Setor Palotina, com enfoque na produção de hidrogênio renovável e seus usos. “Esta também é uma grande oportunidade de representar a UFPR em uma iniciativa que envolve a participação de diversas instituições de importância nacional e internacional na área”, destaca o professor.

A associação integrará a Associação Internacional para a Energia do Hidrogênio (IAHE), formada por entidades de 30 países, que promove a cada dois anos, com apoio das associações nacionais, uma conferência mundial sobre a energia do hidrogênio e seu emprego nas mais variadas indústrias, como forma de energia sustentável. Em 2014, o evento foi realizado na Coreia do Sul e, em 2016, na cidade espanhola de Zaragoza. No ano que vem, a conferência será sediada no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 22 de junho.

Além deste intercâmbio permanente de informações com outros países, a Associação Brasileira do Hidrogênio tem o papel de estimular, junto à população, o desejo de usufruir dos benefícios decorrentes do uso do hidrogênio em sua vida diária. É missão da nova associação, também, promover campanhas de esclarecimentos e informações junto à sociedade, além de conscientizar o poder público sobre as novas possibilidades tecnológicas advindas deste uso, a fim de obter colaboração e apoio oficiais à causa.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...