Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR apresenta Estudo da Hidrovia Paraguai – Paraná em seminário internacional, em Buenos Aires

O professor da Universidade Federal do Paraná e coordenador do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade (UFPR/ITTI), Eduardo Ratton, será um dos palestrantes do XXV Seminário Internacional de Portos, Vias Navegáveis, Transporte Multimodal e Comércio Exterior, evento realizado em Buenos Aires (AR), entre os dias 14 e 16 de outubro.

FOTO: Assessoria ITTI
O Estudo compreende o trecho da Hidrovia desde as nascentes do Rio Paraguai (Brasil) até Nueva Palmira (Uruguai). FOTO: Assessoria ITTI

Na palestra, Ratton irá expor os objetivos do Estudo elaborado em cooperação entre a UFPR, por meio do ITTI, e a Agência Nacional de Transportes Aquaviáros (ANTAQ), que contempla assuntos de interesse aos cinco países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná (Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai), tendo o seguinte tema: “Estudo das práticas regulatórias, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná”.

O professor da UFPR/ITTI apresentará os três eixos de Estudo – Mercado, Infraestrutura e Regulatório – que visam elaborar diagnósticos e análises atualizadas sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná, bem como a identificação das redes de transportes existentes nos países signatários e as diferenças regulatórias entre os mesmos.

“O trabalho demonstra a necessidade de reduzir a grande dependência do transporte rodoviário na movimentação de cargas, sendo de extrema importância a participação voluntária de todos os países na elaboração do Estudo, já que é de interesse de todos”, ressalta Ratton.

Durante o evento também estão previstas reuniões técnicas setoriais com representantes dos cinco países que integram o Acordo Signatário da Hidrovia Paraguai – Paraná.

O Seminário, realizado na capital argentina, reúne representantes de diversos países para discutir as últimas tendências do setor portuário, marítimo e de logística, comércio exterior e indústria naval. Estarão presentes o presidente do Conselho Portuário Argentino e da Administração Geral dos Portos, Sergio Borelli, o presidente da Indústria Naval Argentina, Juan Antonio Torresin, o vice-presidente da Comissão de Interesses Marítimos, Portuários e Pesqueiros da Câmara dos Deputados da Argentina, Gaston Harispe, entre outras autoridades.

O evento ocorre simultaneamente ao V Encontro Internacional da Indústria Naval (EINAVAL 2015).

O Estudo
A Hidrovia é uma importante via de integração do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), começando no Centro-Oeste brasileiro seguindo no sentido norte-sul até desaguar no Oceano Atlântico. O Estudo que compreende o trecho da Hidrovia desde as nascentes do Rio Paraguai (Brasil) até Nueva Palmira (Uruguai) é dividido em três eixos:

Eixo Mercado: No eixo mercado, é elaborado um diagnóstico e análises atuais da Hidrovia, quanto à situação das embarcações, fluxo de produtos, empresas de navegação que atuam na Hidrovia e o levantamento de estaleiros que operem na manutenção de embarcações.

Eixo Infraestrutura: Neste eixo é necessário realizar o levantamento das condições gerais de navegação da Hidrovia, identificação de local de portos e terminais estrangeiros, principais vias de ligação rodo e ferroviárias, além do levantamento das principais obras de infraestrutura viária planejadas.

Eixo Regulatório: Compete identificar as diferenças regulatórias entre os países envolvidos no Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná e apontar as vantagens competitivas entre os membros.

Texto por Assessoria ITTI

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...