Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Professor Carlos María Cárcova recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     18 de junho de 2019 - 19h12

Professor emérito da Universidade de Buenos Aires, Carlos María Cárcova recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nesta segunda-feira (17). O reconhecimento foi concedido pelo Conselho Universitário da UFPR durante sessão pública e solene convocada para outorga do título ao professor, que nasceu em Buenos Aires. Doutor Honoris Causa é a distinção máxima outorgada por uma universidade a pessoas destacadas por seu prestígio social ou reconhecida contribuição científica, intelectual, acadêmica, cultural ou artística.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; pela vice-reitora da Universidade, Graciela Bolzón de Muniz; pela diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Vera Karam de Chueiri; e pela vice-diretora do Setor de Ciências Jurídicas da Universidade, Maria Cândida Pires Vieira do Amaral Kroetz.

Professor emérito da Universidade de Buenos Aires, Carlos María Cárcova recebeu o título de Doutor Honoris Causa em sessão pública e solene do Conselho Universitário da UFPR. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

Professor emérito da Universidade de Buenos Aires, Carlos María Cárcova recebeu o título de Doutor Honoris Causa em sessão pública e solene do Conselho Universitário da UFPR. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destaca que o professor Cárcova teve um diálogo e uma contribuição valiosa para cada passo da internacionalização do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade e para a formação de estudantes e professores. “Esse reconhecimento é justíssimo, que é com toda alegria que a Universidade Federal do Paraná faz”.

Para diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Vera Karam de Chueiri, é o reconhecimento de um jurista, de um professor e de um advogado que tem um pensamento crítico do Direito que colaborou para a consolidação do Programa de Pós-graduação em Direito da UFPR. “Ele circulou por várias universidades brasileiras, mas foi na UFPR que aprofundou seus passos e reverberou mais seu pensamento”.

Para o professor titular aposentado de Direito Processual Penal da UFPR Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, que fez o discurso de homenagem, a outorga do título ao professor Cárcova é importante por várias razões. “Mas quem sabe é o reconhecimento que esta universidade federal não está de costas para a América Latina e assim reconhece seus filhos pela importância que têm no mundo todo. Isso nos dias atuais de pensamento único é um sinal de grandeza”.

“As palavras ficam curtas para expressar em poucos minutos tudo que gostaria de agradecer e expressar a honra que para mim significa este reconhecimento”, disse o professor Cárcova após receber o título. Graduado em Direito em 1967, Cárcova tornou-se assistente da Cátedra de Filosofia do Direito (1968), professor adjunto (1973), doutor em Direito (1997), professor titular (1998), doutor do Instituto de Investigaciones Ambrosio L. Gioja (2002) e professor Emérito da Universidade de Buenos Aires (2011).


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR