Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

PROF-FILO realiza Encontro Nacional em Fortaleza

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PROF-FILO) realizou, entre os dias 03 e 05 de setembro, o seu primeiro Encontro Nacional. Sediada em Fortaleza, a programação reuniu 16 instituições integrantes da iniciativa: UFABC, UFAM, UFCG, UFC, UFES, UFMA UFMT, UFMS, UNIMONTES, UNESPAR, UFPR, UFPE, UERN, UFSCAR, UFPI e UFTO.

O PROF-FILO é um programa que oferece mestrado profissional voltado a professores de Filosofia na educação básica. O programa organiza-se na forma de uma rede de instituições de ensino superior, que compartilham e colaboram num único projeto de formação continuada para professores. A UFPR é a sede nacional do programa, que conta atualmente com 290 estudantes, acompanhados e orientados por 160 professores das diversas instituições participantes.

Participaram da abertura do evento o coordenador nacional do PROF-FILO e professor do departamento de Filosofia da UFPR, professor Antonio Edmilson Paschoal; o representante-adjunto da área de Filosofia na CAPES, professor Evanildo Costeski, da UFC; e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, professor Antônio Gomes de Souza Filho.

O I Encontro Nacional do PROF-FILO foi dedicado à apresentação e discussão das pesquisas e intervenções desenvolvidas pelos estudantes do programa. Por se tratar de um mestrado profissional e funcionar em diversas instituições simultaneamente, o PROF-FILO tem como principal desafio constituir um padrão comum, especialmente no que diz respeito aos processos sobre o que se espera do produto final do curso – que, no mestrado acadêmico, está consolidada como pesquisa científica apresentada na forma de dissertação.

O evento privilegiou a apresentação e discussão de pesquisas em estado avançado de desenvolvimento, já que constituirão a primeira geração de produtos resultantes da formação continuada proporcionada pelo PROF-FILO.

 

Inscrições Abertas

Professores que desejam ingressar no PROF-FILO têm até o dia 30 de setembro para fazer a inscrição no processo seletivo.

Podem se candidatar professores da educação básica (fundamental e médio), que sejam graduados e estejam no efetivo exercício da docência na disciplina de Filosofia.

Para mais informações acesse o site do PROF-FILO

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...