Extensão e Cultura

PROEC lança editais para fortalecimento de ações extensionistas

Superintendência de Comunicação Social     8 de março de 2019 - 11h23

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) lançou dois editais de subsídio financeiro a projetos e programas voltados para o desenvolvimento de ações estratégicas para a inteligibilidade recíproca de experiências e melhorias comunitárias, de participação social, de cooperação e de fortalecimento do tecido social, principalmente de populações vulneráveis. A intenção é fortalecer as ações extensionistas no ano de 2019.

Busca-se dialogar com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas no Brasil (ONUBR) que reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

O Edital n° 02/2019 tem o objetivo de apoiar a viabilização e o fortalecimento de articulação de ações estratégicas de extensão de grande pertinência social que garantam a autonomia e o pleno exercício da cidadania dos sujeitos sociais. As propostas a este edital devem expressar a articulação interdisciplinar/multidisciplinar de dois ou mais projetos isolados ou programas de extensão. Os interessados devem se inscrever no período de 25 de março a 26 de abril.

Já o Edital n° 03/2019 apoiará financeiramente a viabilização e o fortalecimento das ações contínuas de extensão de programas e projetos. Os programas e projetos de extensão devem ter parceria firmada com organizações da sociedade civil (voluntárias e sem fins lucrativos) que atualmente se constituem como uma importante força social, assim como escolas estaduais e municipais. As inscrições ocorrerão no primeiro semestre, entre os dias 7 a 31 de março, e no segundo semestre, entre os dias 1º de junho a 1º de julho.