Extensão e Cultura

Produtores de morango do Norte Pioneiro recebem capacitação para selo de certificação

Superintendência de Comunicação Social     28 de setembro de 2021 - 8h47

Os produtores de morango serão capacitados para produzir frutos de maior qualidade. Foto: Maria Aparecida Cassilha Zawadneak.

Desde agosto de 2021, um grupo formado por representantes de várias instituições se uniu no projeto “Implantação de boas práticas agrícolas e certificação com indicação geográfica de produtores de morangueiro do Norte Pioneiro”. O trabalho envolve 29 produtores de morango da Associação Norte Velho (ANV) dos municípios de Jaboti, Japira, Pinhalão e Tomazina. Até fevereiro do ano que vem, eles receberão capacitação em Boas Práticas Agrícolas, Manejo Integrado de Pragas e Norma Regulamentadora No. 31, que trata da segurança e saúde em propriedades rurais. Os agricultores vão adaptar as propriedades de acordo com as normas da Produção Integrada do Morango (PIMo).

O objetivo é capacitar produtores de morango para produzir frutas maior de qualidade, seguros e sustentáveis ambientalmente, socialmente e economicamente. Ao final do processo, os produtores pretendem conseguir o selo de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A conquista pode agregar valor ao morango produzido no norte pioneiro e ampliar o acesso a novos mercados.

A meta é que em maio de 2022, na Festa anual do morango em Jaboti, seja criado um espaço para mostrar à comunidade uma unidade demonstrativa das Boas Práticas Agrícolas e ofertar frutos certificados e de maior qualidade.

PIMo

Até o ano que vem, os agricultores receberão capacitação em Boas Práticas Agrícolas, Manejo Integrado de Pragas e Norma Regulamentadora No. 31, que trata da segurança e saúde em propriedades rurais. Foto: Maria Aparecida Cassilha Zawadneak.

A Produção Integrada de Morangos (PIMo) é um programa do governo federal (MAPA), coordenado no Paraná pela professora Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, do Setor de Ciências Biológicas da UFPR. De acordo com ela, “este sistema de produção contempla a qualidade do produto, o respeito ao ambiente e melhor qualidade de vida aos produtores. Sem resíduos físicos, químicos e biológicos, o fruto dura mais e garante qualidade e segurança aos consumidores”.

Por meio de projeto de extensão Colhendo Bons frutos, a UFPR difunde as normas da PIMo junto aos produtores do Paraná. O projeto existe desde 2009, com uma equipe formada por nove professores da UFPR. Eles conduzem trabalhos de pesquisa e extensão com produtores de morango, com apoio de estudantes de graduação e pós-graduação.

Projeto de extensão e parcerias

O projeto de extensão “Colhendo bons frutos: da academia ao campo”, do Setor de Ciências Biológicas da UFPR faz parte do projeto “Implantação de boas práticas agrícolas e certificação com indicação geográfica de produtores de morangueiro do Norte Pioneiro”. O trabalho no Norte Pioneiro tem a participação de uma aluna de Agronomia, uma aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGAPV/UFPR) e de dois professores da UFPR Maria Aparecida Cassilha Zawadneak e Joatan Machado da Rosa.

A ação é uma parceria de instituições públicas e privadas. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) gerencia o projeto, promove reuniões com o grupo de associados e incentiva a participação nas ações. A UFPR realiza pesquisas, difunde a tecnologia de Produção Integrada de Morango por meio das capacitações realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).  Já o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), auxilia na extensão, acompanhando os produtores no campo, a Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (ADAPAR) apoia e promove capacitações sobre a redução do uso de agrotóxicos. A organização dos produtores e o apoio das ações ficam por conta da Associação Norte Velho e das prefeituras municipais.