Procuradoria Federal da UFPR tem nova chefia

Posse da procuradora Maria Albertina Carino dos Santos - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Em uma solenidade que reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade e de diferentes gestões da UFPR, Maria Albertina Carino dos Santos tomou posse como procuradora chefe da Procuradoria Federal Especializada da UFPR na segunda-feira (05), no Gabinete do Reitor.

Maria Albertina sucede o procurador Marcos Augusto Maliska, à frente da Procuradoria Especializada desde 2006. Maliska justificou ausência na solenidade por compromissos de trabalho assumidos anteriormente, mas enviou mensagem de felicitações e sucesso à nova procuradora chefe e agradecimento pelos anos de confiança e aprendizado enquanto esteve no cargo.

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, a “passagem de bastão” na Procuradoria representa uma resposta às expectativas da sociedade, que passa por um momento de mudanças. “Agradeço o Maliska pelo excelente trabalho, dedicação e a maneira especial de compreender as especificidades da Universidade. Agora precisamos dar mais agilidade, pela nova ordem do Brasil. A entrada de Maria Albertina, por sua trajetória e vivência muito grande na Universidade, dará mais velocidade aos processos e será um trabalho de harmonização entre Procuradoria, Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças e Fundação da UFPR”, disse Zaki Akel Sobrinho.

Solenidade de posse da procuradora Maria Albertina Carino dos Santos - Foto: Rodrigo Juste Duarte

A nova procuradora chefe explica que a função da Procuradoria Federal Especializada continua a mesma: orientar juridicamente todos os atos da UFPR. “Muda é a nova visão, mais dinâmica, trabalhando mais próximo e, seguindo os princípios da legalidade e moralidade, responder a comunidade nos limites da lei. A expectativa é de muito trabalho, conversar e discussões para encontrar saídas para uma gestão competente”, afirma Maria Albertina. A procuradora retorna à UFPR após seis anos de atuação na Procuradoria Federal. Antes disso, foram 24 anos de dedicação à Universidade, sendo quatro como pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (atual Progepe) na gestão 2004-2008. “É uma alegria retornar à casa pública, destinada ao público e acolhida pelos pares”, completou.