+ UFPR

Procuradora Dora Lucia Bertulio receberá o título de Cidadã Honorária de Curitiba

Superintendência de Comunicação Social     15 de setembro de 2020 - 19h04

Procuradora Dora Lucia Bertulio, procuradora da UFPR – foto: Samira Chami Neves

A Câmara Municipal de Curitiba decidiu hoje homenagear a procuradora da UFPR, Dora Lucia Bertulio, com o título de Cidadã Honorária da cidade. A procuradora, que é mestre em Direito Constitucional e Relações Raciais, teve a carreira marcada pela luta contra o racismo e participou ativamente dos processos de implementação das cotas raciais e sociais na universidade.

Prata da casa, ingressou no curso de Direito em 1968, participando ativamente do movimento estudantil em Curitiba e da luta contra o Regime Militar. Iniciou a carreira em Cuiabá (MT), cidade em que atuou grupos chamados SOS Racismo, onde advogados davam suporte jurídico a casos de discriminação racial.

A votação do projeto, proposto pela vereadora Josete (PT), aconteceu nesta manhã e foi aprovada por unanimidade. Por ocasião do dia das mulheres, em 2018, foi publicada no Portal UFPR uma matéria especial sobre a atuação de Bertulio, confira:

Mulheres da UFPR: Dora Lucia Bertulio e o protagonismo na luta anti-racista