Ensino e Educação

Processo seletivo para mestrado e doutorado em Gestão da Informação recebe inscrições a partir do dia 24

Superintendência de Comunicação Social     18 de agosto de 2020 - 13h07

De 24 de Agosto a 8 de Novembro de 2020, o Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe inscrições no processo seletivo para a turma 2021 de seus cursos de mestrado e doutorado. Estão sendo oferecidas 24 vagas, distribuídas entre as três linhas de pesquisa do Programa: Informação e Tecnologia; Informação e Gestão Organizacional; e Informação e Sociedade.

A primeira etapa do processo consiste em classificação no teste de conhecimento em Gestão da Informação, realizado pelo próprio PPGGI, e cujo prazo para inscrições vai até o dia 4 de outubro de 2020. Alternativamente, os candidatos também podem optar pelos exames da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) ou da Sociedade Brasileira de Computação – (SBC), que têm calendário próprio.

Ambos os editais, do teste de conhecimento e do processo seletivo do Programa, foram elaborados em consonância com as recomendações das autoridades governamentais e sanitárias em relação à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Por isso o teste ocorrerá de forma integralmente eletrônica e, caso seja necessário, na modalidade remota. As demais etapas de avaliação da seleção ocorrem com apoio dos sistemas informáticos da UFPR, não havendo a necessidade de encontros presenciais.

Avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com nota 4, o PPGGI da UFPR tem como objetivo capacitar recursos humanos de interessados no fenômeno informação/conhecimento, em especial de professores-pesquisadores que estejam aptos a apoiar projetos e iniciativas em distintos segmentos educacionais, governamentais, de negócios, de serviços ou mesmo industriais, sustentados por reflexões teóricas e em proposições práticas relativas às problemáticas relacionadas aos objetos informação e conhecimento.

O Programa está vinculado à área interdisciplinar da Capes, com bases teórico-metodológicas advindas especialmente das áreas de Ciência da Informação, Administração e Tecnologia da Informação. Em seu processo seletivo podem se inscrever candidatos com formação de nível superior em qualquer área de conhecimento.

Os editais do teste e do processo seletivo e mais informações sobre o Programa estão disponíveis no site.