Extensão e Cultura

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura lança primeira edição do caderno de ensaios TOM

Jéssica Maes     10 de agosto de 2015 - 14h26

O segundo semestre começou com novidades na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec). Já está disponível para acesso online (clique aqui) o caderno de ensaios TOM nº 1, que aborda o tema festivais de cultura por meio de textos e imagens. A solenidade de lançamento do projeto acontece nesta quinta-feira, dia  13, no SESC – Paço da Liberdade, às 18h30.

Após a cerimônia será projetada a exposição digital Cartazes do Festival de Inverno da UFPR em Antonina – 25 Anos de Memória Gráfica, que celebra o maior evento cultural realizado pela Universidade. Além disso, o público pode participar de uma roda de conversa sobre consumo cultural e midiático com a professora Regiane Ribeiro, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR.

Nesse número, os festivais são o eixo que articulam as diferentes visões sobre a diversidade cultural, atuando como mediações entre as práticas culturais e artísticas e o acesso aos direitos culturais.

TOM

Segundo a Proec, a proposta do caderno é criar um espaço para a crítica e reflexão por meio de ensaios sobre temas específicos relacionados à arte e a cultura. De periodicidade semestral, o editorial digital pretende abordar a articulação entre cultura e arte a partir da perspectiva definida pelos curadores e curadoras de cada edição. Desenvolvida pela equipe da Coordenadoria de Cultura da Proec/UFPR, a ação busca promover e fazer circular a crítica e a reflexão a respeito das produções artísticas e culturais com foco no respeito à diversidade cultural e cidadania.

Com informações da Proec