+ UFPR

Pró-reitores das universidades federais do Sul discutem projeto Future-se e situação do orçamento das instituições

Superintendência de Comunicação Social     9 de agosto de 2019 - 19h16

Reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração da Região Sul

Nos dias 8 e 9 de agosto reuniu-se na UFPR a Regional Sul do Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad). A reunião teve como pauta o programa “Future-se” que pretende fazer uma reforma universitária que atinge as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), também foi discutido a situação atual do orçamento das instituições.

Segundo o Pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR, professor Fernando Mezzadri, a proposta do “Future-se” tem gerado preocupação nos gestores das universidades devido às lacunas e inconstitucionalidades observadas no que foi apresentado até agora.

Segundo o professor, “quase todas as universidades aqui presentes, [Federais] da Região Sul, estão com o mesmo problema da UFPR. Aqui o orçamento chega até o final de agosto, início de setembro. Esta é a data limite para pensar em como fazer para não parar a universidade, se até lá o Governo Federal não sinalizar o retorno de nosso orçamento teremos muita dificuldade em continuar, o que não é uma situação apenas da UFPR”. O Governo Federal fez no início do ano um contingenciamento de cerca de 30% do orçamento de custeio das IFES.

O Forplad se reunirá nacionalmente no dia 26 e 28 de agosto na cidade de Santarém, no Pará, um dos principais temas a ser discutido no encontro será o “Future-se”.

A Regional Sul da Forplad tem representantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Univesidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande (UFRG-FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).