Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Primeira fase do Vestibular 2015/2016 é neste domingo

Superintendência de Comunicação Social     5 de novembro de 2015 - 22h31

Cerca de 59 mil estudantes fazem as provas do Vestibular 2015/2016 da UFPR neste domingo (08). Esta é a primeira fase do processo seletivo que, mais uma vez registra recorde de inscritos.Nesta edição, são 58.934 candidatos homologados a tentar uma das 4.886 vagas oferecidas pela Universidade. No ano passado, o vestibular já havia sido o maior da história da instituição e o mais concorrido do Paraná, com 57.068 inscritos.

Portões abrem às 13h30 e fecham, pontualmente, às 14h. FOTO: Marcos Solivan

Portões abrem às 12h30 e fecham, pontualmente, às 13h30. FOTO: Marcos Solivan

Confirmando a tradição de ser um dos cursos de graduação mais concorridos do concurso, Medicina ocupa o primeiro lugar da lista, com uma relação candidato-vaga de 66,44. O recém-criado curso de Medicina do Campus de Toledo, que terá seu primeiro vestibular, ocupa o segundo lugar, com uma concorrência de 37,02 candidatos por vaga. Os outros três cursos mais concorridos são: Direito – Matutino (32,16), Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – MN (28,19) e Medicina Veterinária (27,31).

No total, a UFPR terá 6.815 vagas disponibilizadas para 2016. Isso porque outras 1.929 oportunidades de ingressar na Universidade serão possíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que ocorre em janeiro, sob coordenação do Ministério da Educação (MEC). Pelo vestibular próprio, das 4.866 vagas, metade será destinada exclusivamente a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública. De acordo com esse sistema de cotas, determinado pelo Governo Federal na Lei 12.711, as vagas destinadas a vestibulandos autodeclarados pretos, pardos e indígenas estarão incluídas dentro dessa reserva.

ATENÇÃO

Neste domingo, os portões serão abertos às 12h30, fechando pontualmente às 13h30. As provas têm início às 14h, com duração de cinco horas.

FOTO: Arquivo ACS/UFPR

FOTO: Arquivo ACS/UFPR

Os vestibulandos devem ficar atentos a informações importantes sobre o dia. Para entrar na sala de provas, o candidato deverá levar o seu material (lápis, caneta esferográfica transparente de tinta preta escrita grossa e borracha), e apresentar o comprovante de ensalamento e um documento oficial de identidade com foto recente, ou fotocópia desse documento autenticada em cartório.

Durante a prova, os candidatos não podem:

– manter em seu poder relógios, armas e aparelhos eletrônicos ou qualquer dispositivo identificável pelo detector de metais (notebooks, tablets, telefone celular, calculadora, agenda eletrônica, MP3, pen drives, chave/alarme do carro e outros);

– usar bonés, gorros, chapéus e assemelhados;

– usar fone ou qualquer outro dispositivo no ouvido. O uso de tais dispositivos somente será permitido quando indicado para o atendimento especial;

– levar líquidos, exceto se a garrafa for transparente e sem rótulo;

– comunicar-se com outro candidato, nem usar calculadora e dispositivos similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta;

– portar carteira de documentos/dinheiro.

Para outras informações, os candidatos podem acessar o site do Núcleo de Concursos e o Guia do Candidato.

Leia também:

Vestibulandos podem acessar comprovante de ensalamento

Curso de Medicina lidera relação candidato-vaga no Vestibular 2015-2016 da UFPR

UFPR registra novo recorde de inscritos no vestibular