Imagem Padrão

Primeira engenheira negra do país e formada pela UFPR recebe homenagem do Google

13 janeiro, 2023
11:54
Por Leonardo Bettinelli
UFPR

Primeira engenheira negra do Brasil, formada pela Universidade Federal do Paraná, Enedina Alves Marques é a homenageada escolhida pelo Google nesta sexta-feira (13). O doodle do Google – uma alteração especial e temporária da página de buscas com o objetivo de comemorar feriados, eventos, conquistas e figuras históricas notáveis – está no ar na data em que a engenheira completaria 110 anos.

Imagem: Reprodução Google

 

O pioneirismo de Enedina inspira até hoje a presença de mulheres negras em profissões ligadas à tecnologia. Filha de um lavrador e uma empregada doméstica, ela formou-se em Engenharia Civil em 1945.

A dedicação aos estudos e a coragem para romper barreiras são características presentes na história da engenheira, que persistiu nos estudos, geralmente em classes noturnas. Assim conseguiu terminar primeiro o magistério e, depois, a Faculdade de Engenharia do Paraná, onde se formou aos 32 anos.

Tweet publicado pelo Google. Imagem: Reprodução Twitter

 

A biografia da engenheira foi tema de um trabalho de conclusão do curso de História – Memória e Imagem da UFPR, elaborado pelo aluno Jorge Luiz Santana. Um artigo baseado na monografia pode ser lido neste link.

Leia mais notícias sobre Enedina aqui.

Sugestões

07 novembro, 2025

Em alusão ao Dia Mundial da Adoção (9/11), trazemos uma reflexão sobre a ausência de entendimento jurídico sólido […]

06 novembro, 2025

Na última terça-feira (04), em Brasília, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi ganhadora do VI Prêmio RGB, […]

04 novembro, 2025

Evento reúne projetos e trabalhos de pesquisa de estudantes da escola até a graduação de todo o Paraná  […]

04 novembro, 2025

O projeto de extensão “Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade – Parte 2”, vinculado à Pró-Reitoria de […]