Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Primeira defesa de doutorado da Pós em Gestão da Informação ocorre em abril; tese propõe caminhos para melhoria de programas stricto sensu

Superintendência de Comunicação Social     14 de abril de 2021 - 16h29

“Lições aprendidas: o potencial das contribuições do uso de dados abertos da Capes para a gestão de programas stricto sensu da área interdisciplinar” é o título da primeira tese de doutorado que será defendida no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A apresentação está agendada para o dia 29 de abril.

O estudo de José Nivaldo Balbino analisa o potencial dos dados abertos para a melhoria da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu da Área Interdisciplinar. A proposta vislumbra a importância dos movimentos de ampliação da transparência organizacional com a abertura dos dados para a sociedade. 

Como resultados, apesar de apontar obstáculos à agilidade e à eficácia necessárias para a extração de informações e produção de novos conhecimentos, revela 44 lições extraídas da análise de 102 programas pré-selecionados, com informações que podem impulsionar o desenvolvimento dos programas de pós-graduação.

Balbino, mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR, é graduado em Administração e especialista em Gestão Pública e Gestão Tributária. Helena de Fátima Nunes Silva, professora permanente e uma das idealizadoras do PPGGI, é a orientadora da tese. A docente atuou na criação dos cursos de mestrado e doutorado e, atualmente aposentada, colabora com a Pós em Gestão da Informação por meio do Programa Professor Sênior da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). 

O trabalho tem coorientação do professor Sérgio Scheer, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Federal do Paraná no período de 2009 a 2013 e pesquisador sênior e colaborador no Centro de Estudos de Engenharia Civil (Cesec) da Universidade.

A sessão pública de defesa agendada para o final de abril terá início às 10h e será transmitida pela Sala da Comunidade do PPGGI, no sistema de webconferência da RNP, pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/spaces/ppggi-ufpr.

Os professores Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da Silva, da Universidade de Aveiro, em Portugal; Silvestre Labiak Junior, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e Glauco Gomes de Menezes e Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco, do PPGGI, participam da banca de avaliação. 

PPGGI

No primeiro semestre de 2021, há 39 discentes vinculados ao doutorado do Programa – nove da primeira turma – e com previsão de defesa dos trabalhos nos próximos meses. As atividades do PPGGI começaram com o curso de mestrado, em 2008. O doutorado teve início em 2018. 

Com informações do PPGGI da UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR