Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Presidente da Fiep Edson Luiz Campagnolo ressaltou a união entre a academia e a indústria

O Presidente da Fiep Edson Luiz Campagnolo - Foto: Agência Fiep

Acreditando que a aproximação entre academia e a indústria é fundamental para o aumento da competitividade do setor produtivo brasileiro e consequentemente para o desenvolvimento socioeconômico do país, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) Edson Luiz Campagnolo destacou a UFPR neste processo. Por ocasião dos 100 anos da instituição, afirmou: “precisamos unir cada vez mais esforços para estreitar os laços entre as universidades e o setor produtivo e, assim, transformar o conhecimento gerado na academia em mais empregos e renda para os paranaenses. Para a Fiep, as parcerias com a Universidade Federal do Paraná são, acima de tudo, uma garantia de credibilidade e qualidade nas ações conjuntas que ambas as entidades realizam.”

Segundo Campagnolo, as parcerias entre Fiep e UFPR vêm de longa data e abrangem diversas áreas, uma das principais é a área da educação. As instituições que compõem o Sistema Fiep – Senai, Sesi e IEL já realizaram uma série de cursos, capacitações, seminários e workshops em conjunto com a UFPR.

O presidente destacou outros acordos, voltados a aproximar as indústrias das pesquisas que são realizadas na universidade. “Este ano, por exemplo, os Observatórios Sesi/Senai/IEL – uma área do Sistema Fiep que atua na prospecção de tendências para o setor industrial paranaense realizaram uma rodada de encontros entre empresas e pesquisadores da área de biotecnologia agrícola e florestal, com a participação da UFPR”, lembrou.

APOIO – O mesmo acontece igualmente em esfera internacional, continuou, este ano, a Fiep apoiou um seminário organizado pela UFPR com o objetivo de fomentar o intercâmbio de tecnologias estratégicas entre Brasil e Itália. “Evento este que teve uma rodada de negócios entre empresários paranaenses e italianos, abrindo importantes oportunidades para as indústrias do estado”, refletiu.

Mas, as atividades não se restringem ao trabalho diretamente ligado ao desenvolvimento tecnológico das indústrias. Nesse sentido, uma das iniciativas que a Fiep mantém em conjunto com a universidade é o projeto “Vigilantes da Democracia”. Nele, pesquisadores da UFPR monitoram a atuação de políticos paranaenses e disponibilizam essas informações para que cada cidadão possa avaliar o trabalho dos representantes da federação.

INOVAÇÃO – Sem dúvida, relatou o presidente, uma das parcerias mais marcantes entre Fiep e UFPR acontece na área da inovação. “Implantar novos processos e produtos nas empresas é um dos caminhos para gerar mais riquezas e sustentar o desenvolvimento socioeconômico no futuro”, ponderou ele. Para implantar essa cultura da inovação nas indústrias, as universidades devem ter um papel preponderante. Nelas é que se produzem pesquisas e conhecimentos essenciais para o avanço tecnológico.

Um dos exemplos é o Instituto de Matemática Industrial (IMI), explicou, que fica dentro da estrutura do Centro Internacional de Inovação do Senai. Com o IMI, pesquisadores da UFPR oferecem um serviço de consultoria voltado para a aplicação da matemática na busca por soluções para problemas empresariais. A universidade, juntamente com a Fiep, desenvolve o projeto “Bússola da Inovação”, ação que propõe avaliar e comparar o “status” da inovação entre as indústrias do Paraná, além de orientar empresários e executivos sobre as variáveis que compõem a inovação e a sua importância para a competitividade.

INFRAESTRUTURA – “Em 2012, iniciamos uma parceria na área de infraestrutura. Os problemas que temos atualmente em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos são outro gargalo para a competitividade das indústrias paranaenses. Para solucioná-los, o setor produtivo do estado conta com o apoio da UFPR, que está se inserindo nas discussões e estudos sobre as obras prioritárias para o Paraná”, constatou Campagnolo. A UFPR é parceira da Fiep e do setor produtivo do estado também na busca pela viabilização do Banco de Projetos, iniciativa que pretende buscar recursos para as obras de infraestrutura necessárias no estado.

“O Sistema Fiep não tem dúvidas de que o investimento em educação de qualidade é o principal caminho para a construção de um país mais rico, desenvolvido e justo. A contribuição que a Federal do Paraná deu, nesse sentido, nos seus 100 anos de história, já mostram a importância desta instituição para o Paraná e o para Brasil. Nós, da Fiep, nos sentimos honrados em ter participado dessa história e esperamos que nossa parceria possa aumentar ainda mais nos próximos anos”, complementou o presidente.

Leia também:

Ex-Reitor Carlos Faraco: centenário da UFPR remete à criação genial da sociedade paranaense
A Universidade dos Paranaenses está prestes a completar 100 anos
No centenário da UFPR a parceria com a Itaipu mostra muitos resultados
Centenário da UFPR: ex-reitor Carlos Antunes diz que a UFPR foi a maior invenção dos paranaenses
Presidente da Fecomércio elogia a UFPR como ex-aluno e parceiro
Prédio Histórico ganha uma nova iluminação no dia do centenário
Netos do engenheiro militar Baêta de Faria resgatam as memórias do avô nos 100 anos da UFPR
Documentos e imagens resgatados pelo professor Ulf Baranow remetem à memória dos 100 anos da UFPR
Ex-Reitor Ocyron Cunha: presença constante na UFPR
Professor José Henrique de Faria relembra sua trajetória como reitor da UFPR na proximidade dos 100 anos da instituição
Ex-Reitor Carlos Augusto Moreira Júnior parabeniza a UFPR pelo seu centenário
Engenheiro civil formado em 1942 resgata memórias da UFPR
Zaki Akel Sobrinho será reconduzido ao cargo de reitor na data oficial dos 100 anos da UFPR
Professora Márcia Mendonça fala de sua experiência à frente da UFPR
Presidente da ACP Edson José Ramon destaca a importante parceria com a UFPR

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...