Ensino e Educação

Presidente da Academia Brasileira de Ciências participa de colóquio do Programa de Pós-Graduação em Física

Superintendência de Comunicação Social     2 de fevereiro de 2019 - 7h47

O atual Presidente da Academia Brasileira de Ciências e professor do Instituto de Física da UFRJ, Luiz Davidovich, participa do colóquio “Física, Informações e as Novas Tecnologias Quânticas” nesta sexta-feira (8). A atividade acontece às 16h30, no Auditório do Prédio de Administração do Centro Politécnico, com entrada gratuita.

A programação integra os eventos “Escola de Verão de Física de Curitiba” e “Workshop on Quantum Thermodynamics”, realizados entre os dias 4 e 8 de fevereiro. As atividades são promovidas pelo Programa de Pós-Graduação em Física da UFPR e voltadas para alunos de graduação e de pós-graduação da UFPR e de outras instituições.

Além de seminários e minicursos, também estão previstas palestras com pesquisadores de várias regiões do Brasil e de instituições internacionais. Antes do colóquio, às 16 horas, haverá a entrega de premiação aos alunos mais bem classificados na Escola de Verão.

A programação completa e outras informações estão disponíveis na página dos eventos.

Palestrante

Com graduação (PUC-RJ) e doutorado (Universidade de Rochester) em Física, a ênfase das pesquisas de Luiz Davidovich está nos campos da óptica quântica e informação quântica. Entre seus prêmios recebidos, destacam-se a GrãCruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2000) e o Prêmio TWAS de Física em 2001.
Na Presidência da Academia Brasileira de Ciências (2016), deu início ao Projeto Ciência para o Brasil, com a finalidade de elaborar propostas para o fortalecimento de setores estratégicos para o desenvolvimento do país. Além de fazer parte da ABC, é membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia Nacional de Ciências (NAS) dos EUA.