Premiado professor norte-americano visita UFPR nesta sexta-feira (17)

john harcey
O professor Harvey (à direita) recebe o Lifetime Achievement Award da ASVCP. Imagem: Divulgação/ASVCP

O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná recebe nesta sexta-feira, dia 17, o professor emérito John William Harvey, da Universidade da Flórida, Estados Unidos, para uma série de atividades. O renomado hematologista veterinário é autor de vários livros de referência e centenas de publicações nas áreas de patologia clínica, hematologia, bio-química clínica e citologia veterinárias. O acadêmico foi presidente da Sociedade Americana para Patologia Clínica Veterinária (ASVCP), da Sociedade Internacional para Bioquímica Clínica Animal, além de ter sido reconhecido com diversos prêmios como o de “Outstanding Contribution” da Associação Americana de Química Clínica e “Lifetime Achievement Award” da própria ASVCP.

Harvey aproveita sua participação no Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária (Enapave) para visitar Curitiba e fortalecer as parcerias da UFPR com a Universidade da Flórida, localizada na cidade Gainesville. No programa de sua visita, ele fará uma palestra pela manhã, a partir das 11h, no Instituto Carlos Chagas (ICC), visitará a reitoria da UFPR à tarde, e dará o curso “Hematozoários e afins” no final do dia, a partir das 17h às 21h, no anfiteatro do Hospital Veterinário da UFPR. Inscrições para o curso, que tem vagas limitadas, podem ser feitas com a residente de Medicina Veterinária Mara Gravinatti pelo número (41) 9738-7905 ou pelo e-mail maralgravinatti@gmail.com. O valor da inscrição é R$ 120.

No sábado, o professor participará de uma conversa com estudantes e docentes na qual serão apresentadas linhas de pesquisas desenvolvidas da UFPR, bem iniciações científicas, dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, todas vinculadas ao estudo de patógenos que afetam a saúde dos animais e potencialmente das pessoas (zoonoses). De acordo com o professor Alexander Biondo, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR e organizador dos eventos, este bate-papo é parte importante do começo de uma parceria com a universidade norte-americana.

Mais informações sobre o conteúdo do curso estão disponíveis aqui e aqui.