Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Prefeitura homenageia professora Clotilde Germiniani com nome em jardinete público

Professora Clotilde Germiniani (foto divulgação)

A professora da UFPR e médica veterinária Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, já falecida, será homenageada nesta segunda-feira, dia 9, Dia do Médico Veterinário.  Ela dará nome a um jardinete que fica na entrada do Parque Bacacheri, em frente ao número 2.302 da Rua Nicarágua.

A solenidade será às 14h30, com a presença da família da professora e de representantes de órgãos de classe como a Academia Paranaense d Medicina Veterinária, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná e o Fórum das Entidades de Classe da Medicina Veterinária do Paraná. A proposição foi da vereadora Julieta Reis e foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca.

Sobre a professor Clotilde

Doutora em Bioquímica, livre-docente e catedrática de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná, foi a primeira mulher catedrática em um Curso de Medicina Veterinária no Brasil. Foi a única representante do Paraná na Academia Brasileira de Medicina Veterinária. Seu vasto currículo inclui a participação na fundação da Sociedade Brasileira de História da Medicina (1996), compondo ainda a Academia Paranaense de Letras, o Centro de Letras do Paraná, Centro Paranaense Feminino de Cultura, Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e Academia de Cultura de Curitiba. A professora formou gerações, apadrinhou diversos expoentes da medicina veterinária brasileira e apresentou a profissão à sociedade com a publicação de artigos em revistas e jornais de grande circulação nacional. Ela faleceu em março de 2018.

Sugestões

UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...