Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Prazo para reopção de curso e mudança de turno, habilitação ou campus pelo Provar termina sexta-feira (18)

Os estudantes da Universidade Federal do Paraná interessados em mudar de turno, habilitação ou campus no mesmo curso, ou ainda, fazer a reopção de curso, têm até as 16h59 de sexta-feira, 18 de junho, para fazer a inscrição no Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes 2020/2021 (Provar).

Desde 2003, as vagas ociosas da graduação são preenchidas pelo Provar. Essas vagas são provenientes de abandono de curso, cancelamento a pedido, transferência para outras instituições, reopção de curso e mudança de turno, habilitação e campus. O professor José Carlos Eidam, coordenador de Procedimentos Acadêmicos e de Permanência da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) conta que “este processo, além de ser de grande importância para a comunidade interna e estabelecer um vínculo de nossa universidade com a comunidade externa, também reflete o compromisso que a UFPR tem em prover meios e dispositivos viáveis de preenchimento de vagas discentes ociosas”.

Para os alunos que desejam fazer a mudança de turno, habilitação ou campus no mesmo curso, é preciso ter registro acadêmico ativo na UFPR, não possuir processo de cancelamento de registro acadêmico em andamento (jubilamento) e não ser provável formando. As inscrições devem ser feitas no site do Provar, através de preenchimento de formulário e envio (upload) de documentos. No Provar 2020/2021, são ofertadas 92 vagas na modalidade mudança de campus, 19 vagas para mudança de habilitação e 195 vagas para mudança de turno. O ingresso dos aprovados será no primeiro semestre do ano letivo de 2021, previsto para iniciar no dia 20 de setembro. Todos os detalhes estão disponíveis no edital 01/2021 –SOCV/COPAP/PROGRAD/UFPR.

Na modalidade reopção de curso, os interessados devem ser estudantes da UFPR que desejam mudar para um curso afim ao curso de origem, conforme identificação da coordenação. O aluno deve ter registro acadêmico ativo na UFPR em curso afim, ter cumprido menos que 50% da periodização recomendada e integralizado menos que 70% da carga horária exigida para a integralização do curso no qual se encontra. A inscrição deve ser feita na página do Provar, com preenchimento de formulário e envio de documentos. Os aprovados ingressarão no ano letivo de 2021 – primeiro ou segundo semestre – sendo que as matrículas nas disciplinas no novo curso serão feitas de forma automática para o ano de 2021.

O processo 2020/2021 na modalidade de reopção de curso oferece 241 vagas em Curitiba; 36 vagas em Jandaia do Sul; 41 vagas em Matinhos; 78 vagas em Palotina e 22 vagas em Pontal do Paraná. Os detalhes e critérios de seleção específicos para cada curso estão disponíveis no edital 02/2021 – SOCV/COPAP/PROGRAD/UFPR.

Os resultados nas modalidades de reopção de curso e mudança de turno, habilitação ou campus serão publicados no dia 06 de agosto, na página do Provar.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...