PRAE muda de sede para integrar equipes e atendimento no Edifício José Munhoz de Melo

Cenas da mudança da PRAE no Edifício Dom Pedro II, na Reitoria: pró-reitoria está integrando e expandindo o trabalho. Fotos: Marcos Solivan, Sucom-UFPR

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) começou nesta terça-feira (12) a mudança do Edifício Dom Pedro II, onde ocupava parte do 1º andar, no Campus Reitoria, para o Edifício José Munhoz de Melo, no Alto da Glória. O edifício localizado na Rua Ubaldino do Amaral já contava com unidades da PRAE, como o serviço de atendimento pedagógico. Com a mudança, a pró-reitoria ficará centralizada no Alto da Glória, à exceção da sala no Centro de Convivência do Politécnico, em funcionamento desde março.

Antes de serem reunidas no edifício do Alto da Glória, as equipes da PRAE tinham um histórico de desintegração: atuavam em vários lugares diferentes, entre os quais a Praça Santos Andrade, em um momento anterior ao início da atuação de algumas unidades no Edifício José Munhoz de Melo.

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Rita de Assis César, a mudança faz parte de um programa da gestão 2016-2020 e permitirá que as equipes da PRAE consigam implementar trabalhados integrados.

“O projeto que tínhamos desde que assumi a gestão era a unificação da equipe. A união tem relação profunda com a construção do que a gente está chamando de política de acolhimento e assistência estudantil. Porque a gente precisa trabalhar em uma rede, que começou a se expandir internamente dentro da Reitoria e, depois, dentro das unidades da universidade e, em um arco mais ampliado, com a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma Maria Rita. “A separação física das equipes de serviço social, sociologia e pedagogia acaba prejudicando a rede no trabalho periódico, nas avaliações e estudos de caso, por exemplo”.

Inaugurado em 2012, edifício José Munhoz de Melo, na Rua Ubaldino do Amaral, será nova sede da PRAE. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR, 23/5/2012

Maria Rita ressalta que a sala da PRAE no Politécnico, inaugurada neste ano, passará a ter uma programação de atividades, de forma a ter atuação “mais efetiva”.

Expansão

Outro problema que será solucionado com a mudança da PRAE é o de espaço físico. Nos últimos anos, a pró-reitoria aumentou em número de funcionários, o que passou a exigir um espaço específico e integrado.

“Dobramos de tamanho, acho que isso é questão bem importante. Nesse espaço, com a expansão das nossas atividades e oferta de ações dentro desse novo plano de apoio, acolhimento e assistência estudantil, dentro dessa nova política, o espaço já não nos dava possibilidade de trabalho”, conta Maria Rita. “Crescemos em número de técnicos, tanto administrativos quanto psicólogos, assistentes sociais e pedagogos”.

Atendimento

Segundo a pró-reitora, a mudança não afetará os serviços de pedagogia e psicologia, que continuarão normalmente. “A gente só pede paciência quanto aos serviços administrativos”, explica.

Maria Rita avalia que a proximidade entre os edifícios (a distância é de cerca de 600 metros) impedirá que a mudança seja um transtorno para a comunidade acadêmica. Pelo contrário, a expectativa é que o acolhimento de estudantes seja aprimorado em fatores importantes. “Na Ubaldino do Amaral, teremos espaço adequado, com salas adequadas, porque uma das questões que nós tínhamos era da privacidade durante o atendimento”, diz.

Edifício José Munhoz de Melo está localizado na Rua Ubaldino do Amaral, 321, no Alto da Glória, em Curitiba. No Politécnico, o horário do atendimento é das 8 às 14 horas.