Ensino e Educação

PRAE divulga datas para inscrições em programas de assistência estudantil

Aline Fernandes França     1 de fevereiro de 2018 - 17h23

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) divulgou nesta quarta-feira (1º) as datas para inscrições em programas voltados para estudantes em situação de vulnerabilidade econômica. Os benefícios integram o Probem – Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante – e o Promisaes, projeto que atende estudantes estrangeiros que participam do programa PEC-G.

O Edital 1 do Probem, destinado para os novos estudantes (calouros), será divulgado no dia 9 de fevereiro. As inscrições online serão realizadas entre os dias 19 de fevereiro e 4 de março.

Os veteranos terão acesso ao Edital 2, também do Probem, a partir do dia 9 de março. Entre os dias 12 e 25 de março, as inscrições online estarão abertas.

Já o Edital do Promisaes será divulgado no dia 9 de fevereiro, com inscrições no período de 19 a 25 de fevereiro.

Probem

O Probem abrange quatro benefícios: Auxílio Permanência, Auxílio Refeição, Auxílio Moradia e Auxílio Creche. O programa é mantido pelo PNAES – Programa Nacional de Assistência Estudantil – e apoio da UFPR, com objetivo de garantir a permanência e a inclusão de estudantes na vida universitária.

A seleção para o programa envolve critérios como a comprovação de renda per capita (até 1,5 salário mínimo) e agravantes sociais, que incluem situações específicas, como casos de doença na família.

Benefícios do PROBEM

Os bolsistas do programa podem ter acesso a quatro benefícios. São eles:

Auxílio Permanência – subsidia gastos voltados para a formação acadêmica, que envolvem aquisição de livros, materiais para aulas práticas, fotocópias, entre outros. Valor R$ 400,00.

Auxílio Refeição – isenta a cobrança em refeições realizadas nos restaurantes universitários da instituição. O auxílio abrange 3 refeições diárias, 7 dias por semana.

Auxílio Moradia – o benefício de R$ 275,00 é destinado à manutenção de estudantes oriundos de outras cidades, durante o período do curso.

Auxílio Creche – auxílio para estudantes vinculados ao PROBEM que possuem filhos na faixa etária de 0 a 6 anos incompletos, matriculados em Centros de Educação Infantil particulares ou conveniados. R$ 200,00.

Promisaes – Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior

O Promisaes atende estudantes estrangeiros que participam do Programa PEC-G (Programa de Estudantes-Convênio de Graduação), matriculados regularmente em cursos de graduação ou ensino profissionalizante da UFPR. É necessário ter bom desempenho acadêmico e estar em situação de fragilidade socioeconômica para participar.

O projeto é desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades.

O objetivo do Promisaes é fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e países com os quais mantém acordos nas áreas de educação e cultura.

Serviço

A PRAE está sediada no Ed. Dom Pedro II – 1° Andar. O telefone para contato é o 3360-5445.

Para mais informações sobre os serviços da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, acesse www.prae.ufpr.br