Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Pós-graduação em Direito Ambiental promove aula com ministro chileno

Simone Meirelles     18 de março de 2019 - 11h17

Prof. Bona, prof. Paulo de Tarso, ministro Valenzuela e prof. Nivaldo durante a visita ao setor de Ciências Agrárias

O II Encontro Presencial do curso de pós-graduação em Direito Ambiental do PECCA (Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias) contou com a participação especial do ministro Jorge Roberto Retamal Valenzuela, do  3º Tribunal Ambiental do Chile. Ele proferiu palestra sobre “A Justiça Ambiental do Chile”, no dia 13 de março, no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná.

A visita do ministro também serviu para dar andamento a um convênio entre a UFPR e o Tribunal Ambiental do Chile. A parceria visa troca de experiências entre profissionais de Direito Ambiental e áreas correlatas. Além disso, será possível o intercâmbio de estudantes para estágios no tribunal. O tema foi debatido em encontro no dia 15 de março entre o ministro Valenzuela, o diretor do Setor de Ciências Agrárias, Amadeu Bona Filho, o professor Paulo de Tarso Pires de Lara, do PECCA e o vice-diretor do Setor de Ciências Agrárias, Nivaldo Rizzi.A expectativa é que o convênio possa ser assinado em cerca de 40 dias.

Durante a visita, o Jorge Valenzuela gravou participação em disciplina do curso a distância de Direito Ambiental do PECCA, falando sobre “Tribunais Ambientais Internacionais”.

O 3º Tribunal Ambiental do Chile tem um caráter técnico e científico, reunido não apenas profissionais de Direito mas também cientistas, biólogos, cientistas e economistas. Está localizado na cidade de Valdívia, a 800 km de Santiago.

(por Simone Meirelles – 18/03/2019)