Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Portal do egresso reúne informações sobre carreira dos ex-alunos da UFPR: quase 80% estão no PR

A plataforma SIGA, sistema de gestão acadêmica desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), incorporou novas ferramentas por conta de uma parceria entre a instituição, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério do Trabalho e a Receita Federal. Trata-se do Portal Institucional de Egressos para a divulgação de dados e indicadores relacionados à trajetória dos egressos, desde 2012. Entre as informações, disponibilizadas em tempo real, estão a classificação nacional de atividade econômica, indicadores de empregabilidade e a cidade e estado onde atuam.

De acordo com o coordenador técnico do Siga UFPR, José Henrique Ferreira, o projeto faz parte de uma iniciativa da universidade para conhecer e entender melhor o que acontece com os seus egressos quando deixam a Universidade. Saber onde trabalham, em qual região, se trabalham ou não na área e a média salarial é, de acordo com ele, uma forma de projetar o índice de sucesso dos alunos, dos cursos e da universidade. Os dados abrangem tanto a graduação quanto a pós-graduação.

As informações são atualizadas em tempo real e dão conta, também, de acompanhar os egressos que estão na área acadêmica. A partir do CPF, é possível identificar a relação com as empresas ou se são profissionais autônomos. Com os dados do Ministério do Trabalho é possível mapear a área, local e perfil de atuação. Os dados são visualizados sem comprometimento à privacidade dos egressos.

Os indicadores ainda podem aferir a média salarial, chegando a níveis atomizados, por cursos de formação – estes dados ainda não estão disponíveis ao público, mas podem ser utilizados para o planejamento institucional. A média de empregabilidade e o tempo médio de emprego após a graduação também podem ajudar a universidade a gerenciar suas políticas internas.

Segundo Ferreira, o planejamento do portal começou há quatro anos, e os próximos passos são integrar esses dados com os do vestibular. “Com essa integração, podemos, por exemplo, verificar se a região consegue fixar estudantes que vêm de fora”, explica. A partir desse esforço será possível, entre outras coisas, visualizar a importância da UFPR para o desenvolvimento econômico e a sua inserção social.

Quase 80% dos egressos estão no Paraná

O sistema trabalha, atualmente, com dados de quase 35 mil egressos, desde a graduação até os níveis de mestrado, mestrado profissional, doutorado, pós-doutorado e residência médica/profissional, contando também com ex-alunos da especialização. Destes, 79,3% estão no estado do Paraná, tendo São Paulo como segunda região em termos de fixação (7,8%). No Estado, Curitiba é a cidade com o maior índice (70,4%), seguida de São José dos Pinhais (4,7%).

Gráfico gerado pelo Siga UFPR

Dados do IBGE indicam que o subsetor de ocupação que se destaca é o de ensino, com 22,5% dos egressos atuando na área. Já os dados do CNAE apontam que mais de 9% estão vinculados a administração pública em geral.

Com relação aos microdados de egressos com a graduação concluída na UFPR, o Siga armazena informações de cerca de 25 mil ex-alunos. Entre estes, 80,7% também estão no Estado do Paraná, com mais de 70% fixados na capital, Curitiba.

O sistema permite que os usuários naveguem pelos dados específicos de cada curso de graduação ou pós, atomizando as pesquisas, com a possibilidade de se conhecer mais sobre a empregabilidade dos cursos. Os cerca de 1267 egressos em Direito desde 2012, por exemplo, estão prioritariamente atuando na área, com destaque para a ocupação de consultor jurídico e advogado.

Sugestões

Pesquisadores da UFPR e demais universidades brasileiras lançam pesquisa nacional
Os temas abordados na pesquisa são: direitos sexuais e reprodutivos durante a pandemia Com o financiamento...
Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...