Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Plástico biodegradável desenvolvido na UFPR está disponível para transferência de tecnologia

Com o objetivo de fazer com que o conhecimento desenvolvido na universidade chegue ao mercado, a Agência de Inovação UFPR está com uma oportunidade aberta para transferência de tecnologia. Empresas interessadas na tecnologia de desenvolvimento de plástico biodegradável têm até o dia 25 de maio para enviar propostas.

A tecnologia

Apesar da praticidade e de parecerem inofensivas, as embalagens plásticas acabam sendo um grande risco ao meio ambiente. De acordo com o estudo feito  pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil ocupa a quarta posição como o maior produtor de lixo plástico do mundo e também é considerado um dos países que menos recicla.

Pensando em buscar novas soluções para o uso do plástico, pesquisadores do Setor de Tecnologia, mais precisamente do Laboratório de Engenharia Bioquímica e de Biotecnologia (Lengebio) do Departamento de Engenharia Química (DEQ), desenvolveram uma embalagem biodegradável capaz de se decompor em apenas cinco meses. O estudo que teve início em 2018, com a pesquisa intitulada “Produção de Filmes Biodegradáveis”, coordenada pela professora Michele Rigon Spier, do Departamento de Engenharia Química , resultou em duas formulações de embalagem 100% biodegradável: uma branca, com base em amido, e a outra é verde e possui base de amidos e algas.

Professora Michele Rigon Spier, Coordenadora do Projeto. Foto: Divulgação

Segundo a coordenadora da pesquisa, a criação da embalagem objetiva a substituição das embalagens atuais. “Nosso objetivo era desenvolver algo novo, inédito para substituir o grande problema que os produtos convencionais estão causando no meio ambiente”, diz Michele. Além da professora Michele, a equipe de pesquisa conta com estudantes de mestrado e doutorado da UFPR e com a colaboração do professor Fábio Yamashita, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Transferência de Tecnologia

Hoje, o invento está em fase de transferência de tecnologia. As empresas interessadas na tecnologia têm até o dia 25 de maio para enviar propostas. Segundo o Coordenador de Gestão Tecnológica da Agência de Inovação UFPR, Alexandre Moraes, a embalagem biodegradável desenvolvida pode ser uma solução mundial . “O desenvolvimento de uma solução sustentável como alternativa aos plásticos existentes representa uma oportunidade para a geração de um novo produto para o mundo, tendo em vista o escopo geográfico do problema que o invento se destina a resolver. Além disso, é uma proposta direta de desenvolvimento de um novo mercado e de economias circulares, como culturas para  o fornecimento de matérias-primas, o que resulta na melhoria direta das condições sociais e econômicas das regiões produtoras”.

Para Moraes, são pesquisas como essas que motivam o trabalho de transferência de tecnologia. “Entregar à sociedade resultados que melhorem as condições de vida da população é uma das bases do desenvolvimento tecnológico e pesquisa das universidades públicas. Para que isso aconteça, é preciso entender o sistema da inovação tecnológica como uma cadeia, onde as universidades e centros de pesquisas têm um papel fundamental”.

De acordo com o coordenador de Gestão Tecnológica da Agência de Inovação UFPR, a maioria dos desenvolvimentos e criações necessitam de etapas posteriores e investimentos que nem sempre estão ao alcance das universidades. “Neste contexto, a parceria com a indústria é fundamental. São exemplos os ajustes finos, adaptações à maquinários específicos, geração de plantas piloto e análise estratégica de viabilidade econômica de produção e mercado entre outras”, diz.

As empresas interessadas em desenvolver a tecnologia “Composto Biodegradável de Matrizes Poliméricas”, devem submeter propostas até o dia 25 de maio. O edital e as informações da invenção podem ser conferidas aqui.

Por Agência de Inovação UFPR

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...